Uma delegação da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) realizou uma visita ao concelho de Castanheira de Pera, com o objectivo de examinar de forma detalhada os principais projectos na área do Turismo planeados para o território. A visita compreendeu a apresentação da Estratégia para o Turismo e um percurso por alguns locais de destaque do concelho.
A representação da TCP foi liderada pelo presidente, Raul Almeida, acompanhado por Sílvia Ribau, chefe do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção, e Adriana Rodrigues, chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas. Juntaram-se à visita, por parte da autarquia, o presidente da Câmara Municipal, António Antunes, a vereadora Maria Adelaide Bernardo e outras chefias da autarquia.
António Antunes destacou que a estratégia para o turismo visa promover produtos que reflectem a diversidade do território de Castanheira de Pera, complementando a Praia das Rocas, uma estrutura que atrai milhares de visitantes todos os anos durante o Verão. “Queremos mostrar que Castanheira de Pera tem muito mais para oferecer aos turistas, no âmbito do Turismo da Natureza, Turismo Industrial e também com os eventos que animam o concelho ao longo do ano”, afirmou.
No que diz respeito ao Turismo da Natureza, foi apresentado o evento “12 Meses, 12 Caminhadas”, que convida os participantes a explorar os percursos pedestres do território, além da intenção de criar três novas praias fluviais, entre outros projectos.
O Turismo Industrial é outra aposta forte, com a autarquia a planear intervenções em várias estruturas para a sua integração na Rede Portuguesa de Turismo Industrial, com destaque para a tradição têxtil do concelho, uma tipografia ancestral, lagares, açudes e levadas. A capela de Santo António da Neve e os Poços da Neve também foram destacados como pontos de interesse.
Quanto aos eventos, o “Natal na Aldeia”, o Festival “Gastronomia em Movimento” e a “Feira da Juventude” são algumas das propostas destacadas.
Raul Almeida, presidente da TCP, expressou a sua satisfação no final da visita, considerando-a “muito frutífera e enriquecedora”. O presidente enfatizou a importância de conhecer de perto o território da região para estreitar a colaboração. “Hoje, pudemos contactar de perto com o riquíssimo património ambiental e cultural do município e com as ideias que estão em cima da mesa para tornar Castanheira de Pera ainda mais atractiva para os visitantes e investidores”, concluiu.
O presidente da Turismo Centro de Portugal acrescentou que saíram da visita com a percepção de que Castanheira de Pera é um concelho que tem uma estratégia bem-sucedida ao nível do turismo, oferecendo uma experiência turística alinhada com as tendências contemporâneas, centradas em experiências na natureza e culturais.