Decorrente da urgente necessidade de reduzir a quantidade de biorresíduos destinados a aterros, a Câmara Municipal da Figueira da Foz está a implementar a campanha de educação ambiental “Biorresíduos? Chamo-lhe um Figo! Na Figueira da Foz valorizar é natural.” com o intuito de promover práticas de compostagem doméstica.
Esta iniciativa envolve a distribuição gratuita de compostores domésticos aos munícipes, mediante a participação em sessões locais de sensibilização dedicadas. Estas sessões visam proporcionar conhecimentos sobre as rotinas e vantagens da valorização de resíduos orgânicos.
As primeiras sessões estão agendadas para o dia 20 de Janeiro, com locais e horários distintos. A Junta de Freguesia de Maiorca receberá a primeira sessão das 10h00 às 11h30, seguindo-se a Junta de Freguesia de São Pedro das 14h00 às 15h30 e o Grupo Caras Direitas, em Buarcos, das 16h00 às 17h30.
Os munícipes interessados em receber um compostor doméstico de forma gratuita podem inscrever-se através do contacto telefónico 233 403 300, pertencente à Divisão de Ambiente da Câmara Municipal. Além disso, são encorajados a participar nas sessões de sensibilização que serão realizadas em todas as freguesias do concelho.
Com esta campanha, a Câmara Municipal da Figueira da Foz pretende não apenas reduzir o impacto ambiental dos resíduos orgânicos, mas também fomentar a consciencialização ambiental e promover práticas sustentáveis no seio da comunidade.