Coimbra  23 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Faleceu José Correia Azevedo, histórico presidente do Sindicato dos Enfermeiros

13 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Faleceu José Correia Azevedo, histórico presidente do Sindicato dos Enfermeiros

O Sindicato dos Enfermeiros anunciou o falecimento, na madrugada deste sábado, do seu anterior presidente, enfermeiro José Correia Azevedo, aos 86 anos de idade.

“Histórico dirigente do Sindicato dos Enfermeiros, José Correia Azevedo foi uma figura ímpar no sindicalismo em Portugal e durante quase 50 anos liderou o Sindicato dos Enfermeiros”, refere.

“O enfermeiro José Correia Azevedo deixa-nos um importante legado e um exemplo ímpar da defesa dos enfermeiros e na luta pela valorização da profissão e da carreira dos enfermeiros”, considera Pedro Costa, actual presidente do Sindicato dos Enfermeiros e que em 2021 sucedeu ao histórico líder, após este ser acometido de doença súbita.

O Sindicato dos Enfermeiros recorda que José Correia Azevedo foi uma figura notável na história do sindicalismo em Portugal e que dedicou grande parte da sua vida à luta em defesa dos direitos e condições de trabalho dos enfermeiros portugueses. A sua trajectória sindical começou no final da década de 1960, quando se candidatou pela primeira vez à Direcção do SE. Embora não tenha vencido no ano de 1969, começou logo ali a sua ligação e o trabalho juntamente com a lista eleita, em prol do Sindicato dos Enfermeiros.

Após o 25 de Abril assumiu a liderança de uma Comissão de Direcção ad hoc em Maio de 1974. Um ano depois era eleito, pela primeira vez, presidente do SE, cargo que ocupou, ininterruptamente, até Maio de 2021.

José Correia Azevedo desempenhou um papel fundamental na formação e desenvolvimento do Sindicato dos Enfermeiros (SE) e são poucos os documentos estruturantes da carreira de enfermagem que não têm o seu cunho e participação na definição dos preceitos legais.

“Neste momento de dor e consternação, o Sindicato dos Enfermeiros endereça sentidas condolências à família enlutada e demais amigos e colegas enfermeiros. Assim que sejam conhecidos os detalhes do velório e funeral, o Sindicato dos Enfermeiros dará nota disso mesmo”, refere o SE.

Foto: Ricardo Júnior – Cofina