Coimbra  13 de Dezembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Presidente da Bluepharma antecipa ano desafiador e apoia inovação na saúde

10 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Presidente da Bluepharma antecipa ano desafiador e apoia inovação na saúde

Enfrentando um cenário de incertezas na indústria farmacêutica para o ano de 2024, a Bluepharma, em parceria com a Universidade de Coimbra (UC), lançou o Prémio Internacional de Inovação em Saúde. Este prémio, que já é uma tradição desde 2001, tem como objectivo impulsionar projectos científicos inovadores na área da saúde, incentivando a criação de empresas e a transformação de ideias em produtos ou serviços.

O presidente da Bluepharma, Paulo Barradas Rebelo, destacou a importância dos pequenos grupos de investigação apoiados pelo prémio, ressaltando a sua capacidade de levar inovações para o mercado global. Referindo-se à pandemia de COVID-19 como um exemplo marcante, Paulo Barradas Rebelo sublinhou que muitas vezes a pesquisa em saúde encontra-se em empresas menores, contrastando com as grandes multinacionais do sector.

O Prémio Internacional de Inovação em Saúde, mantendo a sua tradição de reconhecer trabalhos conduzidos por investigadores portugueses, abre as portas para impulsionar projectos inovadores. Com as candidaturas abertas até 11 de Março, o vencedor será anunciado em Maio, recebendo um prémio internacional de 20 mil euros. Além disso, há a possibilidade de um investimento adicional de 30 mil euros, uma vez provada a viabilidade de mercado do projecto.

Este prémio, ao longo dos anos, não apenas reconheceu o mérito científico, mas também incentivou o empreendedorismo, sublinhando a importância de criar valor para a sociedade por meio da inovação em saúde.

Enquanto a Bluepharma procura estimular a inovação, Paulo Barradas Rebelo, presidente da empresa, expressou as suas preocupações quanto ao panorama futuro da indústria farmacêutica. Antecipando desafios significativos e resiliência para o sector em 2024, o presidente da farmacêutica destacou a incerteza iminente devido ao aumento dos custos de contexto e a um novo ciclo político em perspectiva, tanto a nível nacional quanto global.

Diante dos desafios, Paulo Barradas Rebelo admitiu uma “travagem grande” nos investimentos em 2023 pela Bluepharma, após a concretização de objectivos ambiciosos, como a reabilitação e expansão da unidade industrial de São Martinho do Bispo e a construção da nova fábrica em Eiras.

Projectos como o Bluepharma Park em Cernache, um investimento de 150 milhões de euros num período de 10 anos, continuam em análise.