Coimbra  30 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Miguel Cardina lidera lista de candidatos a deputados do BE por Coimbra

16 de Dezembro 2023 Jornal Campeão: Miguel Cardina lidera lista de candidatos a deputados do BE por Coimbra

Miguel Cardina, historiador e investigador, vai ser o cabeça-de-lista de candidatos a deputados do Bloco de Esquerda (BE) pelo círculo de Coimbra.

O desaire eleitoral das legislativas antecipadas de 2022 fez com que o antigo vice-presidente da Assembleia da República José Manuel Pureza tivesse falhado a reeleição como deputado pela lista que encabeçava em Coimbra.

Agora avança Miguel Cardina, que é investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e membro da coordenação da linha temática “A Europa e o Sul Global: Patrimónios e Diálogos”. Coordenou, até Janeiro de 2023, o projecto de investigação «CROME – Crossed Memories, Politics of Silence. The Colonial-Liberation Wars in Postcolonial Times», financiado pelo European Research Council (ERC – Conselho Europeu para a Investigação). É autor ou co-autor de vários livros, capítulos e artigos sobre colonialismo, anticolonialismo e guerra colonial.

A Mesa Nacional do BE aprovou este sábado as listas de candidatos a deputados nas legislativas antecipadas de 10 de Março, com a coordenadora bloquista, Mariana Mortágua, a liderar em Lisboa e a eurodeputada Marisa Matias a estrear-se pelo Porto.

Além da manutenção de Mariana Mortágua como cabeça de lista por Lisboa e a novidade de Marisa Matias pelo Porto, foi ainda votado o nome da deputada Joana Mortágua para encabeçar de novo a lista por Setúbal.

Outro nome que repetirá o primeiro lugar na lista será o eurodeputado José Gusmão, pelo círculo de Faro, que nas últimas eleições não conseguiu manter o mandato que o BE tinha naquele distrito. Uma das novidades em relação às últimas eleições virá de Coimbra, numa lista encabeçada pelo historiador e investigador Miguel Cardina.

Por Aveiro, a estrutura distrital voltou a indicar o ex-deputado Moisés Ferreira, um círculo em que o mau resultado alcançado pelos bloquistas ditou a perda dos dois deputados que por ele tinham sido eleitos em 2019.

Das listas que a Mesa Nacional votou – há estruturas locais que ainda não realizaram os seus plenários – há novidades em cinco delas em relação às escolhas de 2022: Leiria, Viana do Castelo, Açores, Madeira e Europa. Por Leiria será Rafael Henriques, por Viana do Castelo Adriana Temporão, pelos Açores Joana Bettencourt, pela Madeira Dina Letra e pela Europa Rita Nóbrega.

De acordo com os estatutos do BE, a Mesa Nacional tem o poder para, sob proposta das assembleias distritais e regionais e da Comissão Política, decidir o primeiro quinto dos candidatos nos círculos com mais de três deputados e os cabeças de lista para os círculos com até três mandatos.

Mariana Mortágua, que assumiu este ano a liderança do partido, será a cabeça de lista dos bloquistas por Lisboa pela quarta vez consecutiva. Em número dois surge Fabian Figueiredo, que fica no lugar deixado pelo líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, que anunciou que não se iria recandidatar ao lugar de deputado, saindo do Parlamento no final desta legislatura, sendo uma das novidades por Lisboa o regresso do dirigente Jorge Costa como número três.

Já no Porto, a eurodeputada do BE Marisa Matias vai encabeçar a lista, seguida pelos actuais deputados por este círculo, José Soeiro e Isabel Pires.

Nas últimas eleições, em Janeiro de 2022, a lista do BE pelo Porto foi encabeçada pela então coordenadora Catarina Martins, que deixou a liderança do partido em Maio – foi substituída por Mariana Mortágua – e o Parlamento em Setembro, ao fim de 14 anos como deputada.