Quando os primeiros telemóveis começaram a surgir no mercado, estávamos longe de imaginar que este aparelho se iria tornar em algo imprescindível nas nossas vidas.
Os smartphones tornaram-se uma ferramenta de trabalho, entretenimento e comunicação, tudo junto no mesmo aparelho. Este avanço tecnológico força as empresas ligadas ao setor a encontrarem formas de cativar os consumidores investindo naquilo que se chama de marketing mobile.
Depois de uma leve queda a procura volta a aumentar
Os últimos 2 anos não foram especialmente incríveis para o mercado de smartphones que teve um decréscimo nas vendas. Mas, os dados mais recentes, mostram que essa tendência se inverteu resultando num aumento de 5% das vendas destes dispositivos.
Na verdade, o telemóvel é o dispositivo favorito dos portugueses para aceder à internet, usando-o para compras online, entretenimento e trabalho. Este facto aliado ao aumento das vendas, dá enfase à necessidade que as diferentes empresas têm de conseguirem dar a conhecer os seus produtos e serviços através de um smartphone.
O formato do conteúdo mobile não é o mesmo que o utilizado num computador
O consumo de informação através de um smartphone é rápido e repleto de estímulos variados que tentam captar a atenção do utilizador. Uma marca que pretenda chamar a atenção dos seus produtos precisa formatar a sua mensagem para saltar à vista do consumidor enquanto este faz skroll no seu smartphone.
Frases curtas, publicidades pop-up com frases que remetem a uma ação, links de acesso rápido, são tudo estratégias válidas utilizadas pelas marcas para passar a mensagem aos seus consumidores. Os estudos referem que os consumidores gastam apenas 2 segundos de atenção a algo que surge digitalmente, logo a mensagem precisa ser clara e concisa.
A área do entretenimento também precisa de adaptação
A maioria dos setores ganha benefícios ao se focar no mercado móvel. Além da clara diminuição de recursos e agilização de processos em áreas como sistemas de pagamento através de smartphones, ou a validação de bilhetes, como é desejo da Câmara Municipal de Coimbra no seu sistema de transportes. Outras áreas, como o entretenimento, conseguem chegar a um público mais alargado ao oferecer soluções para passar o tempo enquanto espera, ou adaptando a oferta para que o consumidor continue a poder usufruir da sua série, ou jogo preferido a qualquer hora e lugar.
Exemplo disso é a existência da aplicação da plataforma de streaming Netflix, onde pode aceder à sua conta e continuar a ver a sua série, ou, inclusive transferi-la para o seu smartphone, ou as aplicações de jogos e versões móveis que funcionam na perfeição no seu smartphone, como as plataformas de casino online que oferecem jogos como Roleta virtual, ou máquinas de slot, ou minijogos de 2 a 4 jogadores para diversão garantida e de qualidade no seu smartphone.
Com um mercado em constante desenvolvimento, é imprescindível que marcas e empresas de todos os nichos estejam atentas e consigam acompanhar o comboio do mercado mobile. Ainda com algumas oscilações de vendas, este é um mercado que continua em crescimento e deve ser o foco das marcas que desejam crescer também.