João Carreira e Gonçalo Quadros
A Critical Software, com sede em Coimbra, oferece um piano público à Estação de Entrecampos, em Lisboa, que pode ser tocado por todas as pessoas, como forma de agradecer à comunidade o apoio ao longo de todo o percurso da empresa.
Esta é mais uma iniciativa que marca o 25.º aniversário da tecnológica portuguesa e chegará também ao Porto e a Coimbra.
A inauguração do piano aconteceu esta quarta-feira e a empresa desenvolveu algumas dinâmicas com vários pianistas, entre eles Adriano Jordão, a escola de música School of Rock, e convidados, de forma a dar vida à estação.
O objectivo é promover a criatividade de forma livre e inspirar as milhares de pessoas que passam pela estação ferroviária de Entrecampos a partilhar o seu conhecimento, energia e vontade de fazer a diferença.
“Este ano celebramos o nosso 25.º aniversário, mas tudo começou apenas com um sonho, determinação e uma imensa vontade de aprender e fazer a diferença. Escolhemos celebrar o nosso aniversário dando de volta à comunidade e inspirando outros a perseguirem os seus sonhos”, revela João Carreira, CEO da tecnológica nascida em Coimbra.
“A permanência do piano na estação Entrecampos foi possível devido à colaboração com a Infraestruturas de Portugal, que cedeu o espaço para esta implementação da iniciativa. É com muito entusiasmo que aceitamos colaborar com a Critical Software na promoção desta iniciativa. As estações ferroviárias são também espaços de encontro e convivência das comunidades. Acreditamos que, ao proporcionar esta experiência aos milhares de utilizadores que diariamente visitam a estação de Entrecampos, estamos a promover o enriquecimento cultural e social das pessoas que servimos”, acrescenta Nuno Neves, vogal do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal.
Porto e Coimbra também serão contempladas
Esta iniciativa será também implementada no Porto e em Coimbra, cidades onde estão os principais escritórios da Critical Software e as suas maiores comunidades. O local escolhido para a colocação do piano em Lisboa foi Entrecampos, por ser o ‘hub’ da tecnológica na capital e também um local por onde passa, diariamente, um número incontável de pessoas. “Sentimo-nos muito orgulhosos por envolver milhares de pessoas directamente no ecossistema de empresas Critical. E escolhemos agradecer a todos com a oferta deste piano porque a criatividade e inovação estão no centro daquilo que fazemos. Queremos inspirar outros a expressarem a sua criatividade de forma livre”, sublinha o responsável da Critical Software.
A Critical Software, fundada em 1998, é uma empresa multinacional de tecnologia, especializada no desenvolvimento de soluções de software e fornecimento de serviços de engenharia para suporte a sistemas críticos e confiáveis, orientados à segurança, à missão e ao negócio de empresas.
A empresa colabora com clientes internacionais em sectores tão diversos como o espaço, aeronáutica, energia, defesa, finanças, e-commerce, dispositivos médicos e transportes.
Actualmente, a empresa conta com mais de 1.000 colaboradores nos seus escritórios em Portugal, Reino Unido e Alemanha, sendo uma das poucas empresas tecnológicas no mundo a ter processos de desenvolvimento de software ágeis e em cascata classificados com CMMI® Nível 5.
A empresa alcançou o estatuto de Investors in People Gold e é uma Benefit Corporation, reflectindo o seu compromisso com a sustentabilidade, social e ambiental, e transparência no desenvolvimento de negócios para o bem comum.