O investimento na requalificação e modernização da Escola Secundária Fernando Namora, em Condeixa-a-Nova, ascenderá a mais de 5,5 milhões de euros, anunciou a Câmara Municipal.
A autarquia liderada por Nuno Moita informou, esta quarta-feira, ter apresentado uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020, a qual, se for aprovada, beneficiará de uma comparticipação de 100% da despesa elegível.
Os fundos europeus cobrem 85% do investimento, sendo a contrapartida nacional de 15% “assegurada pelo Orçamento do Estado, estimando-se a conclusão das obras para maio de 2026”, adiantou.
Com as intervenções previstas, o Município de Condeixa-a-Nova quer dotar a Escola Secundária Fernando Namora [nome do escritor e médico nascido no concelho] de “condições estruturais e funcionais que favoreçam a melhoria da prática do ensino escolar”.
“Estamos a falar de uma obra que vai mudar por completo as actuais condições de conforto, comodidade e acessibilidade da escola”, salientou Nuno Moita.
O presidente da Câmara afirmou que “estão identificados vários problemas que carecem não apenas de pequenas reparações, mas de uma intervenção mais profunda que assegure a dignidade que aquele estabelecimento de ensino merece”.
“O financiamento integral de uma empreitada desta natureza não está ao alcance do orçamento municipal, mas estamos muito optimistas com a candidatura submetida”, enfatizou, por sua vez, a vereadora da Educação, Ana Manaia.
As obras permitirão melhorar espaços, “tanto a nível interior como a nível exterior, para fazer face ao desgaste provocado pelo uso, bem como às patologias a que os edifícios estão sujeitos ao longo do tempo”.
Assegurou ainda que o edifício terá condições de utilização adequadas, tendo em conta os requisitos de conforto, higiene, acessibilidade e eficiência energética.
Com a concretização da empreitada será possível aumentar a capacidade de acolhimento de alunos, além de outros benefícios para os estudantes, professores e demais trabalhadores da Escola Secundária.
A Escola Fernando Namora é actualmente frequentada por alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional.