O orçamento dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) para 2024, com um valor global de 29,4 milhões de euros, prevê a aquisição de 15 novos autocarros ‘standard’.
A proposta de orçamento, que será votada e analisada na reunião do Executivo de segunda-feira, refere também que a rede dos SMTUC em 2024 terá 110 linhas, servidas por 106 autocarros e mini-autocarros, quatro mini-autocarros eléctricos e híbridos, refere a Câmara de Coimbra.
Para 2024, os SMTUC apontam para um número de passageiros de 11,7 milhões e a idade média da frota será de 11,2 anos.
“No que respeita ao orçamento para 2024, o mesmo continuará pautado por fortes restrições financeiras, em resultado da actual conjuntura desfavorável e da elevada incerteza quando à evolução das receitas, assentando num montante de receita e despesa Total previstas de 29.377.829 euros, ligeiramente inferior ao do ano passado”, refere a proposta.
O documento perspectiva “que 55,6% do total da receita corrente resulte da venda de bens e serviços correntes, multas e outras penalidades”.
“No ano de 2024 prevê-se, de acordo como o documento, dar continuidade à política de renovação da frota e de incentivo à utilização do transporte público definida pelo Conselho de Administração dos SMTUC, estando prevista a aquisição de 15 novos autocarros standard ou médios, ao mesmo tempo que serão abatidos os autocarros mais antigos e menos eficientes energeticamente”, salienta o Município.
Para o próximo ano prevê-se que o efectivo dos SMTUC seja de 551 trabalhadores, mais três do que em 2023.
“Em relação ao Plano Plurianual de Investimentos (PPI), estruturado em quatro objectivos estratégicos e respectivos programas, apresenta um valor total de 27,5 milhões de euros, com financiamento definido de 7 milhões de euros”, aclara a autarquia.