A ilustradora Ana Biscaia estará à frente de uma oficina de ilustração destinada a crianças no próximo dia 25 de Novembro, no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), em Coimbra. A iniciativa, inserida no programa trimestral “Sábados para a Infância”, promovido pelo TCSB, terminará com a colaboração colectiva na criação de um mural único.
Intitulada “Estou a ir!”, a oficina de ilustração é direccionada a crianças a partir dos 6 anos e representa a mais recente proposta de Ana Biscaia para os “Sábados para a Infância”, programa do qual a ilustradora faz parte desde a sua inauguração em 2015. Nesta experiência artística, as crianças serão desafiadas a explorar o tema “para onde estamos a ir”, estimulando a imaginação ao anteverem um lugar “vermelho ou azul, pequeno ou grande, triângulo ou quadrado”, como explica a artista. Ao final da oficina, os participantes terão contribuído para a criação de “um mural feito por muitos, todos juntos, que tentam descobrir que caminho é este, e porque é que vamos”.
A oficina terá início às 11h00, decorrendo no sub-palco do Teatro, com uma duração de 120 minutos e um custo de inscrição de 10 euros. Os interessados em participar podem efectuar as inscrições através dos contactos habituais do Teatro: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.
Ana Biscaia, além de ser uma reconhecida designer gráfica e ilustradora, estudou ilustração em Estocolmo, na Konstfack University College of Arts, Crafts and Design. Agraciada com o Prémio Nacional de Ilustração em 2012 pela obra “A cadeira que queria ser sofá” (texto de Clovis Levi), a artista já realizou exposições em diversos locais do mundo e é fundadora das Edições Xerefé.
Parte integrante da equipa de “artistas-cúmplices” d’A Escola da Noite, Ana Biscaia contribui activamente para a concepção e realização do programa “Sábados para a Infância” no TCSB desde 2015. Este programa, organizado pela companhia, já contabiliza aproximadamente 300 sessões realizadas, abrangendo diversas áreas artísticas como teatro, música, dança, literatura, narração oral, ilustração e construção de máscaras, entre outras.