Amanhã (23) a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) assinalará o Dia da Floresta Autóctone com um programa diversificado de actividades. O evento inclui desde a criação de sementeiras de bolotas em escolas do concelho até à plantação de 250 árvores em diversos locais do município. Destaque ainda para a apresentação do Plano Municipal de Plantações para 2024-25, que visa repor árvores em caldeiras vazias na malha urbana de Coimbra, com um investimento previsto de 400 mil euros.
O programa terá início às 9h00 com a criação de uma sementeira de 200 bolotas na EB1 do Areeiro, em parceria com a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais. Às 10h00, está agendada a apresentação do “Reforço da estrutura arbórea da cidade de Coimbra – Ribeira do Vale das Flores e Avenida António Ferrer Correia”, em conjunto com a Metro Mondego, na ciclovia após o Centro de Saúde Norton de Matos.
Seguir-se-á, às 11h00, a criação de uma sementeira de 300 bolotas na EB2/3 de Taveiro, em parceria com a União das Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila. Às 12h00, está prevista a plantação de 50 árvores (quercíneas) na EB1 do Ingote, em colaboração com a União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades.
Durante a tarde, a partir das 14h00, terá lugar a plantação de 50 árvores de calibre florestal (salgueiros) junto à ribeira da Avenida Aeminium, adjacente à Mata Nacional do Choupal, em conjunto com a União de Freguesias de Coimbra. Às 15h00, está agendada a plantação de 100 árvores (quercíneas) nas encostas da Rua José Castilho, em parceria com a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais. Às 16h00, a programação culminará com a plantação de 50 árvores (quercíneas) no Miradouro da Quinta da Fonte, seguida da apresentação do Plano de Plantações para os próximos dois anos.