Fernando Mendes, docente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) desde 2008, foi este fim-de-semana reeleito presidente da European Association of Biomedical Scientists (EPBS).
A Associação reúne 21 instituições profissionais da área das Ciências Biomédicas Laboratoriais (cerca de250 mil biomédicos laboratoriais a nível europeu) na promoção das melhores práticas entre os profissionais de ciências biomédicas laboratoriais da Europa.
O docente da ESTeSC lidera a o projecto desde 2018 e cumprirá o seu terceiro mandato, numa altura em que a organização está prestes a celebrar o 25.º aniversário.
Fernando Mendes assume agora como principais objectivos a criação de um cartão profissional europeu de Ciências Biomédicas Laboratoriais e correcta categorização da profissão a nível mundial.
A eleição aconteceu este fim-de-semana, em Malta, no General Governing Body Meeting da EPBS. Além disso, decorreu um Fórum de Estudantes, onde participou um aluno representante de cada país que integra a EPBS. A representar Portugal esteve Bruna Santos, aluna do 2.º ano de Ciências Biomédicas Laboratoriais, na ESTeSC.