O Centro de Arte Contemporânea de Coimbra inaugura, no sábado (11), às 15h00, a exposição temporária “Visitante Ocasional”, inspirada na obra “Espelho Imaginário: Pintura, Antipintura e Não-Pintura”, de Eduardo Lourenço.
A exposição, que integra as comemorações do centenário de Eduardo Lourenço, estará patente ao público até 18 de Fevereiro de 2024.
De terça a sexta-feira, a exposição poderá ser visitada entre as 10h00 e as 18h00, ao sábado e ao domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
A mostra, cuja inspiração foi a obra de Eduardo Lourenço, tem a curadoria de José Maçãs de Carvalho e reúne obras da Colecção de Arte Contemporânea do Estado e colecções privadas.
A exposição contará ainda com a participação de artistas de renome, como Álvaro Lapa, António Bolota, Dayana Lucas, Eugénia Mussa, Eva Rothschild, Fernão Cruz, Gabriela Albergaria, Helena Almeida, entre outros.
De acordo com José Maçãs de Carvalho, “o visitante ocasional será, porventura, aquele que ainda ‘cabe’ na obra, que ainda é capaz de se espantar perante o imaginário que reveste a obra de arte e, por isso, procurámos e encontrámos obras que contêm vazios, ora literais (espaços em branco ou transparentes) ora metafóricos (lugares sem contexto, tempo ou lugar)”.