O Professor Rufino Silva, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), alcançou um reconhecimento de destaque no cenário internacional. O médico e investigador foi destacado na lista “World’s Top 2% Scientists” como um dos cientistas mais citados em 2022.
O Professor Rufino Silva é uma figura respeitada no campo da oftalmologia. Além do seu papel académico, lidera a Secção de Retina Médica e Neuroftalmologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Durante o biénio 2020-2021, presidiu à Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e também ocupou o cargo de vice-presidente nos anos de 2019-2020.
Os dados apresentados neste estudo, publicado pela prestigiada editora Elsevier, são recolhidos a partir da Scopus, e consideram o índice, o volume de publicações e as citações de cientistas de todo o mundo. Os dados relativos às citações no período de um ano referem-se a citações recebidas durante o ano civil de 2022.
Com uma carreira marcada por 172 publicações em revistas científicas nacionais e internacionais, e com mais de 4500 citações, o seu trabalho abrange uma variedade de tópicos, incluindo Degenerescência Macular da idade, Retinopatia Diabética e Miopia Patológica.
Tendo também liderado projectos de investigação nacionais e internacionais, destacando-se como Investigador Principal na AIBILI (Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem) e no iCBR (Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra da FMUC).
A inclusão do Professor Rufino Silva na lista “World’s Top 2% Scientists” é um testemunho do seu impacto global na oftalmologia e da sua valiosa contribuição para a ciência.