O III Encontro Motivacional do Cuidador, cujo dia se assinalou ontem (5), incluiu várias iniciativas dirigidas aos que cuidam dos outros, cuidadores formais ou informais, com o objectivo de lhes fornecer ferramentas de autoconhecimento e autocuidado essenciais para que possam cuidar de si e dos outros.
A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal da Mealhada, em parceria com a Rede Social, contou com três momentos distintos, nos quais foram trabalhadas temáticas como a importância e valorização do cuidador, a gestão de stress, burnout e autocuidado.
O primeiro momento aconteceu no dia 13 de Outubro e contou com a participação da escritora, enfermeira, colunista do jornal “Público”, autora da página de Facebook “A Mãe Imperfeita” e do livro de ficção “A Última Solidão”, retractou, de forma crua, a vida nos lares e falou sobre a importância e valorização do papel do cuidador.
Mais tarde, no dia 27 de Outubro, os cuidadores foram desafiados a participar no workshop “Gestão de Stress e Burnout”, com a psicóloga Catarina Lavaredas.
O Encontro encerrou, no dia 3 de Novembro, com o workshop “Cuidar… de mim, de ti, de nós! Promoção de estratégias de autoconhecimento e autocuidado”, a cargo da psicóloga Teresa Almeida.
De modo a complementar as actividades, foi mostrado um documentário alusivo aos cuidados de instituições particulares de solidariedade social do concelho da Mealhada, que visa desmistificar algumas ideias acerca destes profissionais.
De acordo com António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, “é imprescindível que os cuidadores, profissionais ou não, tenham estratégias e mecanismos que lhes permitam fazer o seu trabalho. É importante que se sintam valorizados, porque cuidar dos outros é realmente uma ocupação difícil e nem sempre devidamente reconhecida. Por isso, procuramos, com esta iniciativa, proporcionar experiências e ferramentas úteis para o seu dia-dia”.