A Sala dos Motoristas dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), que funcionava na Portagem, vai ser transferida, na segunda-feira, para o Edifício Rio, também na Portagem, devido à demolição do edifício em que funcionava este espaço de apoio aos motoristas, no âmbito das obras do Sistema de Mobilidade do Mondego.
Há cerca de meio ano, o Conselho de Administração dos SMTUC tem vindo a articular com a Comissão de Trabalhadores (CT) dos SMTUC a reinstalação da Sala de Motoristas que funciona na Portagem, tendo em conta a demolição deste edifício previsto no projecto do Sistema de Mobilidade do Mondego (agendada para a próxima semana).
Na reunião de Câmara de 18 de Setembro, na sua intervenção inicial, a vereadora e presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, Ana Bastos, deu conta que a Sala dos Motoristas passaria a funcionar numa sala no Museu da Água, no Parque Dr. Manuel Braga. Como foi clarificado pela vereadora, na altura, esta solução foi articulada com a Comissão de Trabalhadores dos SMTUC.
No entanto, na sequência da transferência da bilheteira dos SMTUC para a Portagem, que libertou a sala do Museu da Água prevista para os motoristas, houve contestação por parte dos trabalhadores dos transportes urbanos. Nesse sentido, o CA dos SMTUC procurou novas alternativas, sempre em articulação com a CT dos SMTUC. Na sequência dessas conversações, a Sala dos Motoristas vai ser transferida, a partir da próxima segunda-feira, dia 6 de Novembro, para o Edifício Rio, na Portagem. Recorde-se que este espaço, que estava previsto para uma concessão, é da autoria do arquitecto Paulo Silvestre.
Paralelamente, importa referir que a autarquia diz estar a trabalhar em soluções para outras localizações, nomeadamente na Praça da República e na Praça 25 de Abril, tal como referiu a vereadora Ana Bastos, também na reunião de 18 de Setembro.