Coimbra  19 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz no centro da competição mundial de Xadrez

3 de Novembro 2023 Jornal Campeão: Figueira da Foz no centro da competição mundial de Xadrez

O XVII Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz terá início no próximo sábado, dia 4 de Novembro, no Salão Nobre da Assembleia Figueirense, às 15h00, com a cerimónia de abertura, que será seguida por uma sessão de xadrez simultâneo com o GM Ucraniano Oleg Romanishin, uma verdadeira lenda viva do xadrez, que deu nome a várias variantes do jogo. Este torneio tornou-se parte integrante do Circuito FIDE, com a pontuação a contar para o apuramento do Torneio de Candidatos (Campeonato do Mundo).

Com um recorde notável de prémios em Portugal, o evento reúne um impressionante número de Grandes Mestres (GM) – 17 no total – e 54 jogadores titulados internacionalmente. Além disso, regista um recorde de países participantes, contando com a representação de 25 nações.

Dos 120 jogadores inscritos, apenas 34 são portugueses, com a Índia a destacar-se como o país mais representado, com a participação de 26 jogadores.

O Grande Mestre da Arménia, Karen Grigoryan, atualmente classificado no TOP 100 mundial, defende o seu título conquistado em 2022 e procura alcançar a sua terceira vitória na Figueira da Foz. O GM Eltaj Safarli do Azerbaijão é considerado o adversário mais capaz de desafiar esse favoritismo.

A Cidade da Figueira e a Assembleia Figueirense, com uma das equipas de xadrez mais robustas do país, são agora reconhecidas a nível mundial, muito graças ao Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz, que teve início em 2004.

O Festival contará com uma apresentação artística a cargo de Miguel Babo, tal como aconteceu em edições anteriores.