O projecto HARMONICS do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) recebeu o prémio Inovação em Saúde, edição 2023, dos prémios Saúde Sustentável.
Trata-se de um projecto de abordagem compreensiva ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), de colaboração entre vários serviços do CHUC, nomeadamente Neurologia, Medicina Física e Reabilitação, Psiquiatria e Unidade de Inovação e Desenvolvimento, além de Cuidados de Saúde Primários, Hospital Vall d’Hebron em Barcelona e outros hospitais catalães.
João Sargento de Freitas, coordenador da Unidade de AVC do CHUC, explica que no âmbito do projeto HARMONICS “procura-se essencialmente melhorar a experiência do doente na transição para o domicílio após a alta hospitalar, prolongando um elevado nível de monitorização, acompanhamento e proximidade em ambiente extra-hospitalar, com o recurso a uma aplicação digital”.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas mundiais de mortalidade, assumindo-se como primeira causa de morte em Portugal. João Sargento de Freitas refere que !a transição para o domicílio é um período crítico no acompanhamento dos doentes, sendo reportada como um dos principais focos de insatisfação com cuidados de saúde, prolongando internamentos hospitalares e causando frequentemente deterioração funcional nesta fase, directamente relacionados com falta de cuidados”.
“A implementação de cuidados de alto valor com o projecto HARMONICS, harmonizando os processos, organigramas, indicadores de processo e variáveis de resultado centradas em métricas clínicas e reportadas pelos doentes no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, está a melhorar a experiência do doente, o resultado clínico a longo-prazo e a melhorar a eficácia do sistema de saúde. O sucesso desta fase do projecto permitirá depois expandir o conceito para outras regiões e países da União Europeia”, explica.
O projecto é financiado pela União Europeia, no âmbito do European Institute of Innovation and Technology–Health (EIT-Health).
O prémio Saúde Sustentável é uma iniciativa do Jornal de Negócios e da Sanofi, criada com o objectivo de divulgar e incentivar as boas práticas para a sustentabilidade da Saúde em Portugal. A iniciativa teve o patrocínio do Presidente da República e a participação de Maria de Belém Roseiro, como presidente do júri.