Realizou-se, na quarta-feira (18), no Anfiteatro Esmeralda Pereira Coelho, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC), o evento “U-Green: o papel da Educação por um futuro mais Verde”.
O projecto, que resulta de uma parceria de cooperação universitária para a promoção da transição verde e de práticas sustentáveis na área da educação e formação, que envolve o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e mais oito parceiros da União Europeia – Espanha, Bélgica, Bulgária, Polónia, Itália, Islândia e França, no quadro do novo programa Erasmus+ – pretende promover as competências verdes entre uma nova geração de cidadãos europeus e baseia-se na ideia de que as Instituições de educação e formação podem ser os principais catalisadores da mudança de mentalidades e comportamentos necessários à transição para uma economia circular, digital e neutra em termos climáticos.
De acordo com Ana Ferreira, vice-presidente do IPC, “se cada um melhorar algo todos os dias, faz sentido o trabalho que nós fazemos. Se há alguns anos não se ouvia falar muito em sustentabilidade e em saúde ambiental, agora é um orgulho imenso ver o interesse que as instituições demonstram nestas matérias e como já estão a trabalhar com um olhar diferente”.
Ao longo do evento, foram apresentadas as directrizes U-Green, sendo descritos os padrões, práticas e abordagens adoptadas para apoiar a transição verde nas Instituições de Educação e Formação em três áreas distintas, como Infra-estruturas e Recursos; Gestão Administrativa, Ensino e Aprendizagem; Envolvimento e Sensibilização da Comunidade). Além disso, foram também apresentados o Selo U-Green e o seu manual de abordagem dos princípios, metodologia, critérios e níveis de progressão e processo aplicável às áreas abordadas pelo projecto. Houve ainda oportunidade de se fazer um enquadramento do projecto U-Green na Universidade Europeia UNIGreen, do qual o Politécnico de Coimbra faz parte.
Segundo a pró-presidente do IPC, Maria João Cardoso, “trata-se de um projecto de topo porque é através dele que vamos construir as universidades do futuro”. Garante existir “um mundo de oportunidades” em aberto para as instituições usufruírem.
A iniciativa destinou-se a entidades externas e à comunidade académica do Politécnico de Coimbra, de forma a ajudar a aumentar a consciencialização e incentivar o debate acerca da transição ecológica das Instituições de Ensino e Formação.