Até ao final do mês, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) está a promover um programa sobre literacia em saúde, dirigido a crianças entre os oito e dez anos – sendo o primeiro programa em Portugal com objectivo de captar a atenção de crianças dessas idades.
O projecto, implementado nas Escolas Básicas do Tovim e de Vendas de Ceira, é constituído por cinco sessões, e aborda temas como o autoconceito/auto-estima, gestão de emoções, comunicação, estilos de vida saudáveis, estigma e preconceito, bem como crenças, atitudes e conceitos relacionados com a saúde mental. Prevê-se que o programa se estenda a todo o concelho.
A iniciativa decorre no âmbito da implementação do Plano Municipal de Saúde, pelas Divisões de Saúde e de Educação da CMC.
A responsabilidade do programa está sob a alçada da Coimbra[PRO]Sucesso, constituída por profissionais de várias áreas, nomeadamente psicologia, terapia da fala e educação social. Os profissionais intervêm junto dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas de Coimbra, no âmbito do projecto “Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar” (PIICIE II), promovido pela Divisão de Educação da CMC.
Com a implementação deste programa pretende-se que as crianças desenvolvam competências cognitivas e sociais ao nível da saúde, de forma que sejam capazes de promover e manter a boa saúde.
“No mundo do instantâneo, do imediato, do fácil acesso ao digital é fundamental debatermos com as crianças e jovens temáticas como a literacia em saúde, sobretudo auto-estima e autoconhecimento, gestão de emoções e saúde mental”, refere a vereadora Ana Cortez Vaz.