O Convento São Francisco, em Coimbra, inclui, até ao final do ano, uma programação diversificada que reúne algumas actividades do Festival MATE, diversas iniciativas para os mais novos e vários concertos.
Na programação sobressai um concerto com o maestro Rui Massena, a actuação dos Black Mamba, de Diogo Piçarra, dos pianistas Filipe Gouveia Melo & Filipe Raposo no ciclo “Carta Branca a…” e ainda do Coro das Mulheres da Fábrica. Menção, também, para a Companhia Paulo Ribeiro e, na época natalícia, para o espectáculo “Quebra-Nozes”.
Já este mês destacm-se o evento MATE Europa – Encontro da Música e da Economia Criativa, que decorre de 21 a 24 de Outubro, um Festival que promove a cultura e a economia criativa, numa coorganização da CIM-RC e do Jazz ao Centro Clube. O MATE acontece em vários locais da cidade, incluindo o Convento São Francisco. Menção também para as iniciativas do Fórum Esfera(s), iniciativa da Universidade de Coimbra, que decorrerá nos dias 27 e 28 de Outubro.
No âmbito do projecto educativo e de mediação de públicos, destacam-se, entre outras, propostas como o concerto para bebés com a participação da cantora Luísa Sobral, no dia 12 de Novembro, o espectáculo “Uma Ideia de Justiça”, dia 19 e 20 de Novembro, às 16h00, ou a peça de teatro “Todas as Coisas Extraordinárias”, com Joana Pupo, dia 28, às 10h00 e às 14h30, e a 29 de Novembro, às 10h00 e às 21h30.
Também a não perder, no âmbito musical, estão os concertos com o maestro Rui Massena, dia 26 de Novembro, às 17h00, os Black Mamba, a 17 de Novembro, e Diogo Piçarra, a 24 de Novembro, ambos no Grande Auditório, às 21h30.
Referência, ainda, para o regresso do Ciclo “Carta Branca a… Duas Mãos” com os pianistas Filipe Gouveia Melo & Filipe Raposo, a 3 de Dezembro, e a estreia do espectáculo “Baixo-Raso-Riba”, do Coro das Mulheres da Fábrica, no dia 25 de Novembro.
Na área da dança, a Companhia Paulo Ribeiro, renomada pela sua inovação na dança contemporânea, integra a programação do último trimestre com a o espectáculo “Sem um Nós Não Pode Haver Voz”, no dia 15 de Dezembro.
A programação do CSF inclui, também, o espectáculo “Quebra-Nozes”, que será apresentado na época natalícia, a 21 de Dezembro, numa coprodução com a Orquestra Clássica do Centro a que se junta a “Associação 8 Tempos”.
O Convento São Francisco continua até ao final de 2023 com ciclo Café Curto, todas as terças-feiras, às 19h30, no espaço do café-concerto, aberto, diariamente, das 10h00 às 24h00. De notar, também, as visitas guiadas ao Convento São Francisco “30 Metros” e “Por um Fio”, acessíveis mediante inscrição prévia na bilheteira do CSF que dispõe, recorde-se, de uma livraria situada no piso -1, aberta de terça-feira a domingo, das 15h00 às 20h00 e, em noites de espectáculo, até às 21h30.
Toda a programação pode ser consultada em coimbraconvento.pt/pt/agenda ou através das redes sociais do Convento São Francisco. Para mais informações, os interessados devem contatar a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente, entre as 15h00 e as 20h00) através do telefone 239 857 191 ou do email bilheteira@coimbraconvento.pt.