Coimbra  14 de Novembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dia da Alimentação assinalado no programa “5 ao Dia”

17 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Dia da Alimentação assinalado no programa “5 ao Dia”

Duas dezenas de crianças, do jardim-de-infância de Ribeira de Frades, estiveram presentes no Mercado Abastecedor de Coimbra (MAC), ontem (16), para a assinalar o Dia Mundial da Alimentação com o programa “5 ao Dia”. Iniciou-se, assim, o plano anual do programa para 2023/2024.

Da parte da manhã, as crianças do pré-escolar participaram em várias actividades lúdico-práticas, com o objectivo de incentivar os mais jovens ao consumo de produtos hortofrutícolas e à adoção de um estilo de vida saudável.

As actividades para os mais novos realizaram-se em colaboração com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, da Escola Superior Agrária de Coimbra e da CoimbraMaisFuturo.

A edição deste ano do “5 ao Dia” conta com a participação do projecto “A comer é que a gente se entende!”, coordenado pela CoimbraMaisFuturo, que tem como principais objectivos a promoção, a valorização e a salvaguarda da Dieta Mediterrânica e da Alimentação Saudável e Sustentável, e o combate ao Desperdício Alimentar.

O projecto actua na Região de Coimbra e integra o Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), promovido pelo Ministério da Agricultura. Este é o resultado de um esforço colaborativo entre os sete Grupos de Ação Local com território na NUT III da Região de Coimbra: AD ELO, ADIBER, ADICES, CoimbraMaisFuturo, DUECEIRA, Pinhais do Zêzere e Terras de Sicó e respectiva Comunidade Intermunicipal.

De forma a dar a conhecer produtores locais e incentivar ao consumo dos seus produtos, as sessões a decorrer no MAC, irão receber produtores convidados pela CoimbraMaisFuturo.

A primeira sessão contou com a participação do produtor de figo da Índia, da Quinta da Torre de Bera – Casa Agrícola.

O programa “5 ao Dia” promove o consumo diário de cinco porções de fruta e de hortícolas junto de crianças em idade escolar, esperando assim, fomentar a escolha de um estilo de vida saudável, de modo a prevenir possíveis doenças crónicas, nomeadamente a obesidade.