Todas as seis escolas do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) receberam o Galardão Eco-Escolas do ano lectivo 2022/2023, na cerimónia do Dia das Bandeiras Verdes Eco-Escolas que decorreu na passada sexta-feira (13), no Altice Fórum Braga.
A cerimónia foi apenas a formalização da distinção já recebida em Agosto passado pelas Escolas do IPC – Escola Superior Agrária, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Tecnologia da Saúde, Instituto Superior de Contabilidade e Administração e Instituto Superior de Engenharia – como resultado das boas práticas ambientais implementadas no decorrer do passado ano lectivo.
O prémio é atribuído pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE).
Além disso, a ESEC (Escola Superior de Educação de Coimbra) recebeu ainda outro prémio do 3.º escalão da actividade “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”.
Ana Ferreira, vice-presidente do IPC e responsável pela área de Saúde Ocupacional e Ambiental afirma que “é com particular satisfação que recebemos esta distinção pela quinta vez consecutiva, o que atesta o trabalho que o Politécnico de Coimbra tem desenvolvido nos últimos anos na área da sustentabilidade ambiental”.
A responsável parabeniza particularmente, o trabalho desenvolvido pelos coordenadores Eco-Escolas/EcoCampus e respectivas equipas na implementação de boas práticas ambientais, nomeadamente na diminuição e recolha para tratamento de resíduos, na promoção de uma alimentação saudável e sustentável, na promoção de uma mobilidade mais sustentável, através do uso da bicicleta, na sensibilização e boas práticas na poupança de água e energia e na valorização dos recursos naturais.
O Instituto Politécnico de Coimbra é um dos maiores Eco-Politécnicos do país.
O programa Eco-Escolas é um projecto internacional da Foundation for Environmental Education desenvolvido em Portugal desde 1966 pela ABAAE, que trabalha a vertente económica, económica e social da sustentabilidade.