A União das Freguesias de Coimbra (UFC), representada pelo seu presidente, João Francisco Campos, anunciou, esta quarta-feira, que realizou um acto de generosidade em prol da segurança da cidade.
Foram entregues 10 Equipamentos de Protecção Individual (EPIs) Urbanos à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Coimbra (AHBVC), numa cerimónia simbólica que contou com a presença do presidente da AHBVC, João Vasco Ribeiro, e do comandante da corporação, Ricardo Domingos.
Estes EPIs, cruciais para a segurança dos bombeiros em situações de incêndios urbanos e industriais, representam um marco na história da AHBVC. O gesto solidário da UFC assegurou que as Equipas de Intervenção Permanente (EIP), compostas por bombeiros profissionais contratados através de um protocolo entre a AHBVC, a ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil) e a CMC (Câmara Municipal de Coimbra), agora estão equipadas com os melhores recursos disponíveis.
“É notório que os últimos EPIs novos, num total de cinco, foram gentilmente doados pela CMC há mais de uma década, ainda durante a liderança de Barbosa de Melo. Desde então, a AHBVC dependeu de EPIs usados, provenientes da Suíça, com os últimos chegando em 2021. A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Coimbra tem ao longo dos anos feito diversos pedidos de doações para garantir a segurança e o bem-estar dos seus bravos voluntários” – refere a UF de Coimbra.
Este gesto solidário da UFC foi motivado pelo apelo feito pelo comandante da AHBVC, durante as celebrações dos 134 anos da Associação, em Abril de 2023, reforçando a necessidade premente de mais EPIs Urbanos. “A UFC demonstrou ser uma entidade comprometida com a segurança e o bem-estar dos seus habitantes e respondeu prontamente a esse apelo”, refere a autarquia.
Os Equipamentos de Protecção Individual Urbanos são conhecidos por serem caros, e o apoio fornecido pela UFC é crucial para o funcionamento eficaz dos Bombeiros Voluntários de Coimbra. O presidente da UFC, João Francisco Campos, aproveita esta oportunidade para lançar um apelo a todas as entidades e empresas da cidade, convidando-as a unirem-se à UFC nesse nobre esforço de apoiar os Bombeiros Voluntários de Coimbra em reconhecimento ao trabalho incansável que realizam na protecção e defesa de Coimbra e dos seus habitantes.
“Este acto de solidariedade e generosidade da UFC destaca a importância do apoio da comunidade para as instituições que trabalham incansavelmente na segurança e protecção da cidade, evidenciando o espírito de união e cuidado mútuo que define a sociedade coimbrã”, considera a União de Freguesias de Coimbra.