O Município de Góis iniciou na passada segunda-feira (9), no Pavilhão Gimnodesportivo, a implementação do projecto “A Hora dos SuperQuinas”, uma iniciativa da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que visa fomentar a prática de actividade física entre as crianças do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Góis.
Este projecto, inserido no plano estratégico “Futebol 2030”, tem como missão desenvolver as competências motoras das crianças do 1.º ciclo, proporcionando-lhes actividades físicas e desportivas no contexto das Actividades de Enriquecimento Curricular.
Para além das formações destinadas aos docentes, a FPF disponibilizou ao Município de Góis quatro kits de material. Estes kits incluem bolas multiactividades, bolas de ténis, arcos, cordas, coletes, cones, bem como um manual digital. Este manual oferece aos professores a flexibilidade de escolher entre seguir as sessões propostas pela FPF ou criar as suas próprias sessões através de uma ferramenta desenvolvida especificamente para este fim.
Apesar de ser um programa da Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com as 22 Associações Distritais de futebol, o objectivo do projecto é a promoção da actividade física e do desporto como elementos fundamentais para um estilo de vida saudável e dos valores positivos associados ao desporto, bem como, a sensibilização para temas chave como a nutrição e o sono.
A Hora dos SuperQuinas iniciou-se esta segunda-feira, mas o seu kick-off foi dado em Janeiro em modo projecto-piloto – desenvolvido durante três meses, envolvendo mais de 1.300 crianças de 44 escolas do 1.º ciclo do ensino básico localizadas em 24 concelhos do País.