Coimbra  6 de Outubro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Faculdade de Letras da UC recebe conferência internacional sobre música

9 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Faculdade de Letras da UC recebe conferência internacional sobre música

Entre quinta-feira e sábado desta semana (12 a 14), decorre na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), a conferência internacional “Música Analítica 2023: Interdisciplinary Approaches to Musical Time”.

O encontro científico é promovido pelo Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20) e coloca em diálogo várias disciplinas que estudam o tempo e a temporalidade da música.

Em discussão estarão temas como o tempo na sua relação com a cognição musical, a tecnologia e o ambiente, assim como a diversidade histórico-cultural e os múltiplos modos experienciais do tempo musical.

José Oliveira Martins, coordenador científico do CEIS20, explica que “desde a década de 1980, tem havido uma notável eflorescência de investigação sobre o tempo musical numa variedade de campos de investigação nas humanidades, bem como nas ciências comportamentais e biológicas”.

A conferência tem como objectivo proporcionar uma plataforma a partir da qual possam surgir oportunidades para uma comunidade mais interligada e futuras colaborações que envolvam a investigação sobre o tempo musical.

O evento terá como oradores principais José Luís Besada (Universidade Complutense de Madrid), que falará acerca do modo como os compositores estruturam no tempo sob a perspectiva das ciências cognitivas; Nori Jacoby (Instituto Max Planck de Estética Empírica), que irá abordar questões transculturais sobre o processamento do ritmo musical e Tosca Lynch (Fellow of the Royal Society of Arts), que tratará o movimento vocal e rítmico da música na Grécia Antiga.

A iniciativa contará ainda com a participação de 60 estudantes e investigadores nacionais e internacionais para partilhar as suas investigações nos subcampos da teoria da música analítica e matemática, da musicologia histórica e etnomusicologia; em humanidades (poética, filosofia, cinema, dança e estudos clássicos e ainda em áreas centradas no comportamento e na tecnologia (psicologia cognitiva, neurociências e ciências da computação).

“Esta conferência proporcionará uma plataforma para que os académicos de todas as disciplinas partilhem resultados e métodos, para que se vislumbre uma comunidade intelectual mais unificada e para promover fóruns de colaboração”, remata José Oliveira Martins (CEIS20).

Os responsáveis pela organização da conferência são José Oliveira Martins e Richard Cohn (investigador e docente da Universidade de Yale).