A Casa da Mutualidade, em Coimbra, inaugura na próxima segunda-feira (9), às 17h30, a exposição “Pintura e Escultura de amamede”, que estará patente ao público até 30 de Outubro.
A exposição apresenta duas vertentes distintas do artista Mamede de Albuquerque (amamede) – médico e professor que dedica a vida à arte. É uma figura de destaque no Movimento Artístico de Coimbra.
A Pintura de amamede procura o cromatismo, com cores abertas, intensas e combinações marcantes. A série “COCUS” é um exemplo notável, com formas que se
assemelham a micro-organismis intercalados por elementos rectangulares. O pintor conta que a série “transmite um equilíbrio dinâmico complexo em cromatismos de grande tensão, onde preponderam as cores fortes”.
A Arte Escultórica Orgânica de amamede opta por uma abordagem abstracta na escultura, utiliza diversos materiais, tais como, madeira, vidro, metal, gesso, aço,
combinando elementos naturais e sintéticos para criar peças ambíguas. Destacam-se obras como “CUBITUS” e “DESTROSSUS”, nas quais o artista explora a duplicidade da mistura entre o natural e o sintético, de modo a construir o ser humano em esculturas escultóricas tendencialmente antropomórficas.
O horário de funcionamento da Casa da Mutualidade é das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, sendo a entrada livre.