Na última reunião de câmara realizada a 21 de Setembro, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou a atribuição de um apoio financeiro anual no valor de 93.500 euros aos grupos culturais do concelho. Este subsídio anual será distribuído em duas parcelas, como é habitual, até ao final deste ano, nos meses de Outubro e Dezembro, sendo o valor da primeira tranche de 48.325 euros.
Actualmente, a Câmara Municipal apoia 35 grupos culturais, que contam com cerca de 900 membros, abrangendo filarmónicas, ranchos folclóricos, grupos corais, grupos de cordas, e grupos de música popular e tradicional.
Esta iniciativa representa um estímulo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aos grupos culturais do concelho, mantendo a sua política de apoio mesmo durante as restrições impostas pela pandemia.
O apoio aos grupos culturais é visto pelo Executivo como um investimento na cultura e é uma prioridade mantida dada a importância desses grupos como agentes de promoção da cultura local, das suas tradições, raízes e sonoridades.
Além de promover e divulgar o nome do concelho de Oliveira do Hospital, muitos desses grupos dedicam-se à recolha da etnografia local, perpetuando-a em cada actuação na região e no país. Graça Brito, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, destaca a importância cultural do concelho, enfatizando que o capital humano, aliado ao associativismo, enriquece o concelho culturalmente.