Coimbra  6 de Outubro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Jorge de Alarcão apresenta “Memórias de Coimbra” na Casa Municipal da Cultura

2 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Jorge de Alarcão apresenta “Memórias de Coimbra” na Casa Municipal da Cultura

No próximo sábado, dia 7 de Outubro, às 15h00, na Casa Municipal da Cultura em Coimbra, o arqueólogo e autor, Jorge de Alarcão, irá proporcionar uma conversa/debate para apresentar o seu mais recente livro, intitulado “Memórias de Coimbra”, editado pela Lápis de Memórias. O evento irá reunir amigos, admiradores e leitores, oferecendo uma oportunidade única para explorar os meandros da história da cidade.

O livro, nas palavras do autor, é uma obra séria, mas também mais acessível ao público em geral, especialmente para aqueles que apreciam a riqueza histórica. Entre os diversos temas abordados, Jorge de Alarcão destaca a investigação sobre a Casa da Nau, uma notável construção de inspiração manuelina erguida em 1530. Actualmente, o edifício abriga a república de estudantes Prá-Kys-Tão. O professor lamenta o estado de degradação em que se encontra este magnífico exemplar da arquitectura renascentista.

Ao mergulhar na história do local, o autor descobriu que nos primórdios, a Casa da Nau foi habitada por D. Lopo de Almeida, sobrinho de D. Garcia de Almeida, o primeiro reitor da Universidade de Coimbra. D. Garcia residia na Couraça da Estrela, num palácio que, infelizmente, já não existe, sendo o local onde funcionou o antigo Governo Civil. O historiador acrescenta que Lopo de Almeida era sobrinho-neto do bispo de Coimbra, D. Jorge de Almeida, que também habitava na Alta naquela época. Foi nesse contexto que o escultor João de Ruão esculpiu a Porta Especiosa, uma entrada lateral da Sé Velha, uma obra lapidada em calcário branco macio que perdura até hoje como um testemunho vivo do passado glorioso de Coimbra.