Decorreu na manhã deste domingo (1) a celebração dos 20 anos da polícia municipal de Coimbra. Debaixo de bastante calor e com várias pessoas a assistir à cerimónia, marcaram presença algumas figuras emblemáticas da cidade. José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, também fez questão de estar presente.
Celso Marques, comandante da polícia municipal, iniciou o seu discurso enaltecendo o trabalho de todos os agentes do departamento pelo seu empenho nas funções que contribuem “fortemente para a segurança e bem-estar do concelho de Coimbra”.
O comandante frisou os resultados conseguidos no desenvolvimento operacional no último ano e destacou que a polícia municipal elaborou 8.330 autos de contra ordenação rodoviária, 471 fiscalizações de veículos em relação ao código da estrada, organizou 532 processos de viaturas em situação de abandono, procedeu à notificação de 478 proprietários por motivos de falta de limpeza de terrenos, efectuou 472 notificações relativas a inspecção de elevadores e elaborou 372 mandatos de notificação. Paralelamente colaboram activamente com várias instituições do concelho no apoio de eventos culturais, desportivos e outros de interesse público.
O agente destacou que a polícia municipal “é um pilar de apoio à comunidade” e apelou directamente ao presidente da Câmara Municipal de Coimbra mais ajuda.
“A polícia municipal de Coimbra exige mais meios humanos e materiais que permitam uma resposta pronta e imediata às diversas ocorrências do dia-a-dia. Reconheço que foi feito um grande investimento neste departamento com a admissão de 14 novos estagiários, a substituição de todo o sistema informático, de obras de melhoramento nas instalações, sem esquecer que o nosso parque automóvel, que está envelhecido, será agora remoçado com duas viaturas eléctricas que irá aumentar a capacidade operacional”.
José Manuel Silva mostrou palavras de “orgulho” e “satisfação” por poder estar a “assinalar, comemorar e agradecer os 20 anos da polícia municipal de Coimbra”. O autarca destacou que “sem a polícia municipal a nossa missão seria extraordinariamente mais complicada e em alguns casos impossível”.
Apesar de reconhecer a importância deste departamento de segurança, o presidente da Câmara revelou que “gostaríamos de nestes dois anos ter feito mais e melhor pela polícia municipal de Coimbra, temos feito um esforço de investimento e procuramos continuar a investir no futuro e na melhoria das instalações, do equipamento e na capacidade de acção e intervenção da nossa polícia”. Para o futuro, José Manuel Silva espera que “em breve possamos estar aqui, apesar das intervenções já feitas, com instalações completamente renovadas”.
“A polícia municipal está no nosso coração, é essencial para a nossa missão e por isso podem continuar a contar com todo o nosso empenho, com a nossa vontade de vos dar condições dignas que se orgulhem na vossa missão de serviço publico”, disse.