Coimbra  4 de Outubro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Arroz de Sardinha: um cozinhado de tacho e tradição na Figueira da Foz

29 de Setembro 2023 Jornal Campeão: Arroz de Sardinha: um cozinhado de tacho e tradição na Figueira da Foz

Depois de um longo período (décadas) desaparecido da restauração, tido como um peixe-pobre e que deixava um cheiro desagradável, a sardinha é hoje, um prato de requinte e muito apreciado, que proporciona imensas oportunidades de sabores e formas diferenciadas de cozinhar, que ganham outra riqueza consoante o mês em que é saboreado e cheio de portugalidade, como o é nesta época do ano (em que a sardinha é mais gorda) e própria para um arroz de sardinha, um cozinhado de tacho de longa tradição.

É um pitéu que já vem do passado, do tempo dos nossos avós e até visavós, que dá algum trabalho, nomeadamente a arranjar o peixe, é um prato incrível que alia ingredientes de boa qualidade, do mar e do campo, onde sobressai também o nosso arroz carolino do Baixo-Mondego, dos campos de Maiorca.

Nos meses de Verão, é comum ver a vender sardinha assada nas ruas e nas praias de Portugal. São assadas inteiras com um pouco de sal e servidas com fatias de broa e tantas outras formas de a cozinhar porque, além de ser uma verdadeira delícia, a sardinha é também uma fonte rica em nutrientes e ácidos gordos ómega-3, o que a torna uma opção extremamente saudável e nutritiva na dieta portuguesa.

Há quem diga que este ou aquele pitéu de sardinha é desta ou daquela região, mas a sardinha é um prato de âmbito nacional, que se encontra mais disponível nas zonas da beira-mar, mas também, se encontra por todo o pais e no interior, por vezes, há outras formas e condimentos de a fazerem, que são servidas como um verdadeiro hino à gastronomia, onde cada garfada é um autêntico prazer para os sentidos, enquanto contribui para uma alimentação saudável.

Tudo isto para dizer que esta época é a melhor para saborear o Arroz de Sardinha na Figueira da Foz, como o fizeram agora os “Amigos da Boa Mesa” que todas as quintas feiras se reúnem no Restaurante Caçarola Dois, para saborear sempre que possível um prato típico da época, Desta vez foi servido uma deliciosa sopa de abóbora, seguido de um arroz de sardinha e finalizado com um leite-creme.

Para os apreciadores de Sardinha deixamos aqui a sugestão que esta é melhor época para saborear o arroz de sardinha na Figueira da Foz.

 

José Santos