A Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRe!) vai assinalar o Dia Internacional das Pessoas Idosas (1 de Outubro) com várias actividades culturais, que se vão estender por dois dias na sua sede em Coimbra.
No primeiro dia, domingo (1), será um momento de partilha e reflexão, com a presença de três associações dedicadas ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas idosas. A Associação Nacional de Apoio ao Idoso (ANAI), a Universidade Sénior de Coimbra (APOSENIOR) e a Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRe!) irão partilhar, pelas 15h00, as suas actividades e perspectivas sobre o envelhecimento, demonstrando o compromisso constante em prol da comunidade sénior.
Adicionalmente, pelas 16h00, Ricardo Seiça Salgado, filho de um casal associado, que apresentará o seu livro “Activismo Afectivo – O Projeto Artístico Mnemosyne”. Esta obra não é apenas um testemunho artístico, mas também um manifesto contra a discriminação e marginalização dos mais velhos, das mulheres e de todos os que muitas vezes são silenciados na sociedade. A professora Margarida Pedroso Lima, autora do prefácio do livro, irá também partilhar a sua perspectiva e reflexões sobre esta importante obra.
A música tradicional terá um papel de destaque, a partir das 16h45, com o grupo Tiroliro, composto por membros da Aposenior, a animar o ambiente com os acordes dos cavaquinhos, sob a orientação de André Rodrigues, professor e músico. Esta celebração musical culminará num lanche partilhado, promovendo o convívio e a partilha de experiências.
Na segunda-feira (2), às 16h00, o professor Carlos Fiolhais, renomado cientista e humanista, trará uma perspectiva inspiradora sobre a possibilidade de vivermos mais e com uma qualidade de vida superior. A sua intervenção será um tributo à resiliência e à capacidade de adaptação das pessoas idosas, mostrando-nos que a experiência e sabedoria acumuladas são um tesouro inestimável para toda a sociedade.