Coimbra  13 de Outubro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

APPACDM Coimbra organiza I Torneio Inclusivo de Padel

29 de Setembro 2023 Jornal Campeão: APPACDM Coimbra organiza I Torneio Inclusivo de Padel

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) Coimbra organiza, amanhã (30), o seu I Torneio Inclusivo de Padel. O evento foi desenvolvido pelo Centro de Actividades para a Capacitação e inclusão (CACI) de São Silvestre da APPACDM Coimbra, com o apoio do Clube 77’ Academy e realiza-se nos campos deste clube, em Condeixa. O evento é ainda apoiado pela Federação Portuguesa de Padel, Associação Padel sem Barreiras, Decathlon Coimbra e FrutyAlva.

O I Torneio Inclusivo de Padel procura promover a inclusão, no âmbito da deficiência intelectual, através da formação de duplas constituídas por uma pessoa com e uma pessoa sem deficiência. Todas as duplas terão esta característica e, nesta sua primeira edição, o torneio conta já com cerca de 50 inscrições, incluindo atletas de Coimbra, Pombal, Águeda, Lisboa e Maia.

A APPACDM Coimbra pretende que o dia de amanhã seja, não só de competição e prática desportiva, mas também de partilha e aprendizagem, com todos a poderem aprender e ensinar novas habilidades, num ambiente de integração.

Nos últimos anos, Portugal tem vindo a assistir a um notável aumento da popularidade do padel, desporto de raquetes que combina elementos do ténis e do squash. Uma das características que contribui para o sucesso do padel é a natureza inclusiva do desporto, sendo comum ver jogadores de diferentes idades e níveis de habilidade a competir juntos, num ambiente amigável e acolhedor para novos participantes.

As categorias do I Torneio Inclusivo de Padel permitem que todas as pessoas se possam inscrever, podendo participar em dois níveis de Principiante, um Intermédio e outro de Competição.

Os clientes do CACI de São Silvestre, da APPACDM Coimbra, praticantes regulares desta modalidade, vão receber os participantes com a melhor disposição para que este sábado cumpra o propósito de abraçar e valorizar as habilidades únicas de cada um, tornando a inclusão não apenas uma obrigação, mas uma celebração da diversidade humana.