No passado sábado, dia 23, a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (LPCC.NRC) organizou o XV Encontro Regional do Voluntariado em Oncologia. Sob o lema “Voar Mais Alto”, o evento reuniu cerca de 400 voluntários na Base Aérea N.º 5 de Monte Real, em Leiria. Um dia repleto de actividades e momentos especiais, destacando-se a atribuição de insígnias a 59 voluntários.
A iniciativa teve como objectivo principal homenagear os voluntários da instituição pelo trabalho incansável em prol dos doentes oncológicos e suas famílias. O encontro decorreu na Base Aérea de Monte Real, em Leiria, onde se reuniram voluntários de toda a região Centro.
A Sessão de Abertura foi presidida por Natália Amaral, secretária-geral da Direcção da LPCC.NRC, e contou com a participação do Coronel Piloto Aviador Francisco Dionísio, comandante da Base Aérea de Monte Real, de Ricardo Sousa, coordenador Nacional do Voluntariado da LPCC, de Sónia Silva, responsável pela Unidade de Voluntariado (LPCC.NRC) e de Acácio Duarte, vogal da Direcção da LPCC.NRC. Lúcio Meneses de Almeida, médico de Saúde Pública e vogal da Direcção da LPCC.NRC, proferiu uma comunicação sobre a “Estratégia Europeia de Combate ao Cancro”.
Na mesa-redonda “Uma LIGA mais próxima do doente”, foram abordados os novos desafios e oportunidades de apoio ao doente oncológico e à família. Foi apresentado o projecto EU NAVIGATE, financiado pela Comissão Europeia e que a LPCC.NRC integra, por Maja de Brito, psicóloga e investigadora da Universidade de Coimbra. Margarida Costa, responsável pela Unidade de Apoio Social da LPCC.NRC, discutiu o tema “O Apoio Social da Liga Portuguesa Contra o Cancro”.
A manhã foi ainda preenchida com momentos de animação musical, protagonizados pelo Coro ao Centro da LPCC.NRC e pela Tuna Feminina da Universidade de Coimbra, As FANS. O ponto alto foi a cerimónia simbólica de Atribuição das Insígnias, em reconhecimento aos voluntários que dedicam parte do seu tempo à missão da LPCC.NRC e que celebram 3, 5, 10, 15, 20 e 25 anos de voluntariado.
À tarde, os participantes desfrutaram de uma visita guiada à Base Aérea de Monte Real, proporcionando-lhes uma imersão na realidade militar e destacando a cultura aeronáutica.