Hoje, 26 de Setembro, a Coimbra Rede de Museus formalizou a adesão de quatro novas entidades numa cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, marcada pela assinatura da primeira adenda ao protocolo de constituição da rede. As novas adições são a Casa de Infância Doutor Elysio de Moura, o Seminário Maior da Sagrada Família de Coimbra, a Confraria da Rainha Santa Isabel e a Fundação Inês de Castro. Com esses quatro acréscimos, a Coimbra Rede Museus, fundada em 2013, agora é composta por 12 instituições com colecções de relevante interesse histórico para Coimbra.
A Coimbra Rede de Museus tem como objectivo contribuir para o dinamismo cultural da cidade e do país, promovendo a colaboração e o compartilhamento de responsabilidades e recursos entre os parceiros. Em 2013, oito entidades assinaram o protocolo de cooperação que deu início a esta rede.
Os novos membros, detentores de espaços museológicos com um património significativo para a história da cidade, manifestaram interesse em integrar a Coimbra Rede de Museus em 2019. A decisão de integração foi tomada em Maio de 2022 e formalizada hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra.
Ao longo dos anos, a rede tem promovido actividades ligadas a eventos internacionais, como as Jornadas Europeias do Património e o Dia Internacional dos Museus. Entre 2013 e 2019, foram realizados diversos percursos e visitas para divulgar os acervos e edifícios dos museus, dinamizando o património histórico de Coimbra. A actividade foi temporariamente suspensa durante os anos de 2020 e 2021 devido à pandemia da COVID-19, mas foi retomada em 2022, agora com a participação activa dos novos membros.
Com a inclusão destas quatro novas entidades, a Coimbra Rede de Museus agora conta com 12 instituições, todas elas com colecções de relevante interesse histórico para a cidade de Coimbra.