Coimbra  2 de Dezembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Atacar as fraquezas e aumentar as forças para fazer de Coimbra cidade de Turismo

23 de Setembro 2023 Jornal Campeão: Atacar as fraquezas e aumentar as forças para fazer de Coimbra cidade de Turismo

A Câmara de Coimbra já tem um Plano de Acção Turístico com um horizonte até 2025, onde são identificados os pontos fortes, a desenvolver, e os pontos fracos a ultrapassar. Apresentado na penúltima reunião da Edilidade, pretende-se que seja desenvolvido em cinco eixos, num total de 150 acções.

No que Coimbra deve valorizar em termos de atracção turística aponta-se a localização geográfica nas ligações entre o Norte e o Sul do país; a diversidade e riqueza do património material e imaterial classificado, com destaque para o Património Mundial da UNESCO;, o ecossistema empreendedor; a diversidade das infraestruturas para eventos culturais, de entretenimento e desportivos; os activos na área do ensino com a Universidade, Politécnico e outras instituições de ensino superior; e Coimbra ser uma marca com credibilidade internacional e com capacidade de atracção turística e de investidores.

Já quanto às fraquezas, que devem ser colmatadas, o Plano de Acção Turística indica a limitação ao nível da oferta hoteleiras de elevada qualidade; a falta de atractividade na zona da Baixa (centro histórico) com uma degradação acrescida; a dificuldade na construção/estruturação turística com origem em novos itinerários e pacotes turísticos; a comunicação e promoção nacional e internacional aquém das suas potencialidades; a fraca valorização dos activos estratégicos adquiridos (Património da Humanidade da UNESCO); fraco nível de inovação da experiência turística; e fraca sinalética e informação turística no contexto urbano.

Esta consultadoria contratada à i3000k teve como principal objectivo um conjunto de orientações estratégicas para a concretização de políticas públicas para o turismo no triénio 2023/25. Do documento constam como oportunidades a crescente procura por destinos com distinções, como por exemplo Património da Humanidade da UNESCO; por destinos menos densos; por destinos que permitam negócios e lazer; o reconhecimento da Universidade de Coimbra; ser uma cidade segura e com boas condições de vida e trabalho; ter condições de empreendedorismo e acesso a investidores,

Ameaças ao desenvolvimento

São também identificadas como “ameaças” a um desenvolvimento turístico de Coimbra, como a perda de atractividade turística para cidades de proximidade como Aveiro e Viseu; a falta de recursos humanos qualificados ao serviço do turismo; o atraso na inovação da experiência turística (antes, durante e após visita turística); as dificuldades de coordenação das diversas instituições públicas e privadas com vista à promoção da marca Coimbra (Turismo Centro Portugal, Universidade de Coimbra, CIM Região de Coimbra, Associação RUAS, entre outras).

O Plano de Acção Turístico sugere que se afirme Coimbra como destino de excelência no contexto turístico regional, nacional e internacional, numa lógica de “valorização e diferenciação dos seus recursos e activos, dinamizando os produtos turísticos-âncola e locais em articulação com os seus agentes públicos e privados. Visando o segmento turístico como motor de desenvolvimento sustentával”.

Para afirmar Coimbra como destino turístico propõe-se cinco objectivos estratégicos: Património; Eventos; Comunicar e divulgar a imagem; Qualificar recursos humanos e agentes turísticos; Afirmar como território de inovação.

Cinco eixos

Os cinco eixos estratégicos são desenvolvidos no Plano com um leque de acções que passam por estimular os agentes para que produzam e comercializem serviços de animação turística que demonstrem as tradições e a vivência coimbrã.

Propõe-se, também, a criação do Museu da História da Cidade com recursos à interactividade digital, a criação do passaporte gastronómico com destaque para a doçaria (identificação de percursos pedonais com locais de prova e compra), assim como aproximar as promotoras nacionais e internacionais para a realização de eventos desportivos, concertos ou outros espectáculos culturais.

A criação de um pacote de vantagens competitivo para a organização de eventos corporativos. A par de nas redes sociais criar o “Visit Coimbra” e implementar uma estratégia orgânica e patrocionada são outras das propostas concretas, a que se junta a utilização dos estudantes universitários internacionais como embaixadores promocionais do território junto das suas comunidades.

Das acções a realizar contam-se, também, a criação de um Conselho Consultivo de Turismo para debate e tomada de decisões estratégicas com fim à inovação turística da cidade, assim como a candidatura da Cidade de Coimbra a European Capital of Smart Tourism – União Europeia.

Texto: Luís Santos

Publicado na edição em papel do “Campeão” de 21 de Setembro de 2023