“O cérebro na doença de Alzheimer. Vêm aí novos medicamentos?” é o tema da sessão deste sábado, dia 23, do ciclo Conversar é o melhor Remédio no Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.
“Conversar é o melhor Remédio” é ciclo de diálogos com médicos promovido pelo UC Exploratório em parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra, e este sábado, às 18h00, a neurologista Isabel Santana tem uma conversa à volta da doença de Alzheimer e dos novos medicamentos para a combater. A entrada é livre.
A falha de memória é um alerta e, com o passar do tempo, a perda de células cerebrais aumenta. O cérebro perde funções. A demência é isto. O processo é irreversível e sem cura. Pelo menos é assim que tem sido aceite a doença. “Amanhã” novos fármacos poderão alterar o destino de quem vive com demência. Investigam-se novos medicamentos e Isabel Santana, médica neurologista, vai explicar como estamos a fazer este novo caminho.
Médica neurologista desde 1992 no Serviço de Neurologia no Hospital da Universidade de Coimbra do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (HUC/CHUC) e directora de serviço desde 2018, com diferenciação nas áreas de neuropsicologia e demência, Isabel Santana é Professora catedrática de Neurologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. A especialista integra ainda o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC) desde 1999, actualmente no Grupo Aging and brain diseases: advanced diagnosis and biomarkers.
Conversar é o melhor Remédio, ciclo de conversas em parceria entre o UC Exploratório e o Centro Cirúrgico de Coimbra, desenvolveu-se ao longo de 2018, 2019, 2020 e 2021, nestes dois anos com o cancelamento de algumas sessões devido à pandemia. Em 2022, foi retomado em Fevereiro e prossegue em 2023. Um sábado por mês, um médico da instituição de saúde ou convidado vem ao UC Exploratório conversar com o público sobre uma diferente temática da saúde ou da medicina.