O município de Góis anunciou hoje que vai manter em 2024 as mesmas taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), numa decisão aprovada na quarta-feira, por unanimidade, pela Assembleia Municipal.
De acordo com a deliberação, a taxa para os prédios urbanos continua nos 0,33% e dos rústicos nos 0,8% e, nos casos em que o imóvel se destina a habitação própria e permanente coincidente com o domicílio fiscal do proprietário, foi fixada uma redução de acordo com o agregado familiar.
A Assembleia Municipal de Góis deliberou uma redução de 20 euros quando o agregado familiar tenha um dependente a cargo, 40 euros quando tenha dois dependentes a cargo e 70 euros nas situações em que o agregado familiar tenha três ou mais dependentes a cargo.
Na reunião, foi deliberado, também por unanimidade, não cobrar taxa de derrama (imposto que incide sobre o lucro tributável sujeito e não isento de IRC às empresas) em 2024.
Foi ainda aprovado, novamente por unanimidade, prescindir de 2,5% da totalidade (5%) da participação variável no Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) para os rendimentos de 2024 e aplicar uma taxa municipal de direitos de passagem de 0,25% para o ano de 2024.