O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra recebe no sábado o “MUST – Música e Tradição”, evento que dá destaque aos instrumentos de cordas tradicionais de Coimbra, com concertos, exposição e um debate.
A iniciativa, que aconteceu pela primeira vez em 2022 com outro nome, volta ao Jardim Botânico de Coimbra, tendo como objectivo divulgar os instrumentos de cordas tradicionais de Coimbra, afirmou esta quinta-feira, na sessão de apresentação, Bruno Paixão, director da Fundação Inatel em Coimbra, entidade que organiza o evento.
Segundo o responsável, apesar de uma mudança de nome, os moldes continuam os mesmos face à primeira edição.
O “MUST” arranca às 15h30, com a abertura de uma exposição, na estufa do Jardim Botânico, sobre os instrumentos e a história dos cordofones de Coimbra, em parceria com a associação Museu da Música de Coimbra que coorganiza o evento.
Às 18h00 haverá um concerto “didáctico” de Ricardo Silva, pegando num trabalho seu em que usa a guitarra portuguesa acompanhada por violas tradicionais, disse o presidente do Museu da Música de Coimbra, Eduardo Loio.
Mais tarde actua, também, o grupo IN.dia, “que faz música contemporânea, tendo a guitarra de Coimbra como protagonista”, e ainda dois “desenhos concertados”, em que serão feitos desenhos projectados numa tela de cinema, acompanhados por música ao vivo.
Na programação está incluída uma conversa sobre o antes e o depois da introdução da guitarra de Coimbra e uma visita nocturna guiada à estufa tropical.
De acordo com Bruno Paixão, a entrada é gratuita, sendo necessária pré-inscrição para esta visita. Caso se registe mau tempo, todos os concertos ou parte deles poderão passar para dentro da estufa, referiu.
Durante a sessão de apresentação, a directora do Botânico, Teresa Girão, realçou que “é uma satisfação” poder continuar a acolher eventos culturais naquele espaço, “que não é só de ciência, mas também de cultura e lazer”.
Este evento é organizado pela Fundação INATEL em colaboração com a Associação Cultural Museu da Música de Coimbra, Associação À Corda e Fila K Cineclube, numa parceria com o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra, a Biblioteca Municipal de Coimbra e a União de Freguesias de Coimbra.