Num momento em que dados nos dão conta do insucesso de muitas empresas no setor da restauração, descobrir como a gestão impacta no êxito do setor pode ser pertinente. Exploramos os desafios e estratégias mais comuns neste mercado.
A gastronomia portuguesa é amplamente elogiada e uma das motivações para que os turistas visitem o país. Esta indústria não só comporta experiências gastronómicas únicas no mundo – tomemos como exemplo o famoso Cozido nas Furnas – como engloba também um conjunto apelativo de restaurantes, de entre os quais podem ser destacados vários restaurantes com estrela Michelin.
Os casos de sucesso na restauração, no entanto, são apenas um dos lados da história atual desta indústria e vários estudos e análises têm demonstrado que toda a complexidade leva algumas empresas a sucumbir.
Os desafios significativos frequentemente são caminho para que um restaurante não consiga marcar o seu lugar no setor e ter o sucesso que merece. Isto, como é evidente, tem-se vindo a verificar com o encerramento prematuro de muitos estabelecimentos, o que não acontece apenas em Portugal, mas é um fenómeno internacional recentemente verificado por dados do National Restaurant Association (EUA) que comprovou que, para 60% das empresas do setor, este encerramento acontece nos 3 primeiros anos de atividade.
Ainda que assim seja, o facto é que, cada vez mais, instrumentos de apoio podem ajudar a melhorar significativamente a experiência dos empreendedores no setor, incluindo a utilização de um Software de gestão de restauração que apoie algumas das mais complexas, repetitivas e ingratas questões que pouco se relacionam com a gastronomia em si.
Venha entender melhor quais são os desafios da restauração e como este tipo de ferramenta pode apoiar as empresas e transformá-las em casos de sucesso.
Desafios da restauração na atualidade
Muitos dos rostos por detrás de empresas no setor da restauração têm os seus sonhos e objetivos ancorados na parte da culinária e gastronomia. Ainda assim, como sabemos, o setor e a sua gestão vão muito além da cozinha, embora nela comece.
Neste momento, uma empresa neste setor precisa de considerar a concorrência que existe e de criar um conceito próprio, definindo um público-alvo e agindo de forma a oferecer um menu e um espaço que corresponda aos seus gostos. Aspetos como a localização do restaurante e o tipo de serviço podem ser importantes para uma gestão sólida e devidamente orientada para o público selecionado, havendo preocupações constantes com questões como o atendimento ao cliente, a gestão de reclamações, a resposta a pedidos ocasionais e as marcações e reservas.
Questões práticas, operacionais e financeiras são igualmente parte do processo. A gestão do stock e a elaboração do menu são pontos importantes na gestão, sendo ainda importante que exista uma consistência na qualidade e uma oferta que garanta a oferta dos melhores produtos, o que exige uma gestão também na relação com fornecedores.
Por fim, questões relacionadas com a inovação, os elementos surpresa, a atualização do negócio e a formação de funcionários são também cruciais para transformar um restaurante num caso de verdadeiro sucesso.
O papel de instrumentos digitais no apoio à gestão
Uma parte da inovação contínua do restaurante pode ser, justamente, aceitar todo o apoio digital que um software de gestão pode ter na organização e resolução de todas as questões de que falámos.
Muitos restaurantes já estão a integrar nas suas empresas estas ferramentas, como forma de garantir uma gestão simplificada de stocks e o acesso a recursos avançados, que permitam a integração de sistemas que ajudam na avaliação dos produtos recebidos e em falta, permitindo planear as compras, de forma a reduzir as quebras e evitar as faltas. Além da consistência, esta gestão presta igualmente apoio financeiro aos empreendedores da restauração, ajudando a reduzir os custos.
Estes sistemas permitem ainda criar espaços de apoio, destinados à satisfação dos clientes, garantindo ainda esta experiência positiva ao agilizar todas as questões relacionadas com promoções e reservas.
Outras vantagens da tecnologia no ramo da restauração
Para alguns dos empreendedores que abriram o negócio com foco na alimentação, este tipo de sistema pode ser um aliado na gestão de todas as questões paralelas.
Assim, deixando mais tempo e espaço mental para o foco na gastronomia, existe a oportunidade para explorar os sabores e criar um restaurante que, em todos os aspetos, cative e fidelize os clientes.
Por esta razão, vários restaurantes nacionais estão já a integrar o apoio de gestão digital aos seus negócios.