A atleta Matilde Gaspar alcançou esta quarta-feira a sua segunda medalha no Campeonato da Europa de Natação para Síndrome de Down, ao chegar no 2.º lugar da final dos 100 metros bruços.
A nadadora da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) completou a prova em 1:54.46 e, desta forma, repetiu nesta distância a prata que já havia conquistado ontem nos 200 metros do mesmo estilo.
A jovem, de apenas 17 anos e que está a fazer a sua estreia em grandes provas internacionais em representação de Portugal, juntou às medalhas dois novos recordes nacionais nas respectivas provas, além de ter ainda registado recordes pessoais nos 100 metros livres e 50 metros mariposa. Até ao final do Europeu, disputará ainda as provas de 50 metros em bruços e livres.
Matilde Gaspar representa desde 2016 a APCC, onde é treinada por Anabela Marto, sendo a actual campeã nacional de Verão dos 50, 100 e 200 metros bruços e campeã nacional de Inverno dos 50 e 200 metros bruços. É ainda recordista de Portugal dos 50, 100 e 200 metros bruços e recordista júnior da Europa dos 800 metros livres.
O VII Campeonato da Europa de Natação para Síndrome de Down decorre entre os dias 3 e 10 de Setembro, integrado nos Campeonatos Europeus da União de Desportos para Atletas com Síndrome de Down, um evento multidesportivo que inclui também competições de atletismo, natação artística, ténis de mesa, judo, basquetebol e futsal.
A natação é um dos desportos desenvolvidos no âmbito da actividade da APCC, tanto na vertente competitiva, como de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, manutenção e treino.