O Convento de São Francisco (CSF) recebe, entre 27 e 29 de Setembro, a primeira edição do Coimbra Invest Summit (Coimbra IS’23), uma iniciativa inédita organizada pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra em parceria com a Universidade de Coimbra, o Politécnico de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes e o iParque.
A participação é gratuita, tanto para as empresas que pretendam estar presentes na Mostra de Empresas e Instituições, que integra o evento, como para o público em geral. No entanto, está sujeita a inscrição, que pode ser efectuada através da página coimbrainvestsummit.pt.
O Coimbra IS’23 tem como objectivo posicionar o território no radar dos investidores, com foco nos clusters da Tecnologia e da Saúde, e agregar o ecossistema inovador e empreendedor do Município. O evento conta com palestras, painéis de discussão, Mostra de Empresas e Instituições, sessões de capacitação e de networking, assim como uma Sessão de Reconhecimento de Mérito Empresarial.
As inscrições para as empresas, exclusivamente online na página coimbrainvestsummit.pt, estão sujeitas a validação tendo em conta as limitações de espaço disponível e o enquadramento da área de actividade na temática e objectivos do evento. A Mostra de Empresas e Instituições funcionará na Sala Aeminium do CSF no dia 28 de Setembro, das 10h00 às 17h00, e no dia 29, das 10h00 às 16h00, sendo aberta ao público e de acesso livre.
Todos os interessados em assistir às conferências e participar nos diferentes momentos do poderão fazê-lo gratuitamente, estando as inscrições, que são obrigatórias, limitadas à lotação do CSF.
A abertura oficial do Coimbra IS’23 está marcada para as 9h30 do dia 28 de Setembro, na Sala D. Afonso Henriques. No entanto, no dia anterior (27), vão decorrer dois momentos já integrados na programação do evento: a apresentação da estratégia de turismo para Coimbra, às 10h00, e o Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra, às 15h00, ambas na Sala Mondego.
No dia 28, após a sessão de abertura oficial, decorrem os painéis “Coimbra the right place to be: o papel dos agentes de desenvolvimento económico” e “Coimbra IS Tech”, que vão preencher a manhã. Para a tarde, está marcada a sessão de capacitação “Gerir com excelência para financiar com sucesso: boas práticas de governance e instrumentos para a capitalização das empresas”, dinamizada pelo Banco Português de Fomento.
No dia 29 de Setembro, durante a manhã, têm lugar os painéis “Oportunidades de Financiamento” e “Coimbra IS Health”, estando confirmada a presença do ministro da Economia, António Costa e Silva, na sessão de encerramento das conferências. Para a tarde, está prevista uma sessão de capacitação dedicada às comunidades de energia renováveis, que será organizada pela Cleanwatts.
O Coimbra IS’23 encerra, às 18h30 do dia 29 de Setembro, com a Sessão de Reconhecimento de Mérito Empresarial, que contará com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Serão reconhecidas as empresas do concelho de Coimbra PME Excelência e PME Líder, distinções atribuídas pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), e Empresas Gazela, reconhecidas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), assim como aquelas que se posicionam no TOP 50 das 1500 maiores empresas e exportadoras do distrito de Coimbra.
“Coimbra está finalmente a acontecer e a posicionar-se. Este evento é uma oportunidade para abrir o Município ao mundo, com uma vertente cada vez mais orientada para a internacionalização e focada em clusters que são fortes e diferenciadores, como é o caso da Tecnologia e da Saúde”, afirma Miguel Fonseca, vereador com o pelouro do Empreendedorismo, Investimento e Emprego, destacando a parceria com a UC, o PC, o IPN e o iParque, que permitirá que o Coimbra Invest Summit se torne um acontecimento ímpar.