A Câmara de Coimbra decide, segunda-feira, o apoio financeiro à associação de ajuda humanitária Crowd Helpers, no valor de 13.870 euros, no âmbito do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social (RMAAAS).
Este apoio visa ajudar a associação no desenvolvimento da sua actividade, possibilitando, assim, que a Crowd Helpers continue a dar respostas eficazes e a prestar um serviço de qualidade à comunidade e às instituições de cariz social, nomeadamente no apoio às famílias mais desfavorecidas do concelho.
A associação de ajuda humanitária Crowd Helpers, com sede na Rua do Brasil, União das Freguesias de Coimbra, tem como missão “a ajuda humanitária com intervenção na área da solidariedade social”, apoiando “crianças, jovens, adultos, idosos, famílias, comunidades nas mais diversas problemáticas” como o objectivo de combater os efeitos adversos da pobreza, lê-se na informação dos serviços municipais.
A associação actua, ainda, “na recuperação e reabilitação de espaços, habitações e edifícios, em articulação com a rede comunitária existente, tendo como potencial acção no âmbito da economia circular”.
A Crowd Helpers pauta, assim, a sua intervenção nos domínios da inclusão social, igualdade e não discriminação, disponibilizando apoio material junto das pessoas carenciadas, famílias e instituições.
A instituição cede às pessoas mais carenciadas produtos ou bens, usados ou novos, doados por particulares e empresas, principalmente vestuário, calçado, têxteis, brinquedos, material didáctico, electrodomésticos e mobiliário.
Importa, ainda, destacar o apoio da Crowd Helpers a diversas instituições de solidariedade social, em diversas áreas, especialmente consultadoria, avaliações estruturais de instalações, apoio jurídico, apoio contabilístico, entre outras.
A Crowd Helpers desenvolve, ainda, para além do trabalho já referido, vários projectos em parceria com outras entidades, tais como os projectos Frigoteca e Rede de Salvados, a Loja Social e a rede de voluntariado.
A Câmara considera que, pelas respostas e serviços que disponibiliza quer a comunidade, quer às instituições de cariz social, a Crowd Helpers é uma instituição de apoio social de elevada importância para o concelho de Coimbra.
A Crowd Helpers tem, contudo, tido mais dificuldades na sua missão devido “à sobrecarga de pedidos” que tem recebido e ao facto das receitas e donativos já não serem suficientes. Desta forma, para que a associação possa continuar a dar respostas e prestar serviços, com a qualidade desejada, é necessário que continue a contar com o apoio das diversas organização concelhias, como é o caso da Câmara de Coimbra
A Crowd Helpers endereçou um pedido de apoio financeiro à Câmara Municipal para ajudar no desenvolvimento da sua actividade, que foi analisado no âmbito do RMAAAS. A proposta passa por uma apoio financeiro da autarquia no valor de 13.870 euros, de acordo com os cálculos efectuados com base no regulamento municipal.
Este apoio financeiro vai permitir, segundo a informação dos serviços municipais, que “esta associação continue a apoiar as pessoas economicamente desfavorecidas, residentes no concelho de Coimbra, designadamente no acesso, a bens materiais, nomeadamente material de construção civil para recuperação e reabilitação de habitações, no acesso a respostas e serviços tais como atendimento e acompanhamento social, apoio jurídico e contabilístico, bens alimentares, entre outros, contribuindo deste modo para o bem-estar social, físico e psicológico das pessoas”.
Este apoio será oficializado através da celebração de um Contrato-Programa de Desenvolvimento Social a celebrar entre as duas entidades.