A REN – Redes Energéticas Nacionais ofereceu uma viatura 4×4 à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tábua. Este gesto insere-se na política da REN de apoio às comunidades locais e é um passo adicional para a protecção das áreas rurais contra os incêndios.
A viatura já está ao serviço dos bombeiros, representando uma mais-valia crucial, não apenas durante a época de risco elevado de incêndios, mas ao longo de todo o ano. Esta doação é parte de um esforço contínuo da REN, que desde 2009 já doou um total de 94 veículos a corporações de bombeiros e equipas de prevenção de incêndios das autarquias.
João Gaspar, responsável da área de Redes Sustentáveis e Servidões da REN, afirma que “o compromisso da REN para com a sustentabilidade implica não apenas a preocupação com o planeta como um todo, mas também o apoio contínuo a comunidades locais e às entidades a que estas confiam a sua segurança e do seu território. Através destas iniciativas de apoio aos Bombeiros e à Protecção Civil ajudamos no esforço de prevenção e combate aos incêndios, enfrentamos as alterações climáticas, limitando a libertação de gases com efeito de estufa durante os fogos, protegemos e fomentamos a biodiversidade e ajudamos a salvaguardar as populações. Estes são alguns dos pilares da estratégia de sustentabilidade da REN.”
Para Rui Andrade, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tábua, esta doação “vai reforçar o parque de veículos e é, sem dúvida, uma importante ferramenta operacional que será utilizada como veículo de comando. Os bombeiros de Tábua e de Portugal devem-se sentir orgulhosos pela forma generosa com que a REN presenteou as diversas entidades com a doação de veículos desta natureza.”
Além da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tábua, a REN também contribuiu este ano com viaturas para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego e o Serviço Municipal de Protecção Civil de Alenquer.
No que diz respeito ao combate directo a incêndios, a REN mantém seis equipas de prevenção e vigilância operacionais 24 horas por dia, sete dias por semana, durante a época de incêndios. Estas equipas estão equipadas para intervir rapidamente em situações de combate a incêndios.