O Centro de Medicina Física e de Reabilitação da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra, que funciona em São Silvestre, passa a disponibilizar aulas de pilates clínico, já a partir deste mês de Setembro.
Estas sessões de exercício terapêutico serão ministradas por fisioterapeutas e estarão abertas à população em geral, mediante pagamento de uma mensalidade.
O pilates clínico nunca antes existiu no Centro de Medicina Física e de Reabilitação da APPACDM Coimbra e vem juntar-se às classes de hidroginástica e de hidrocinesioterapia.
Criado em 2002, o Centro de Actividades Ocupacionais de S. Silvestre da APPACDM Coimbra dispôs, logo de início, de um espaço onde se desenvolviam actividades desportivas e de psicomotricidade para os utentes.
“Era uma valência que funcionava internamente e que estava fechada sobre si própria. Em 2005, a direcção, à qual eu já presidia, decidiu abrir este espaço à comunidade porque rapidamente percebemos que tínhamos um serviço de qualidade e fazia todo o sentido colocá-lo à disposição da população. Por outro lado, urgia angariar lucros que melhorassem a qualidade de atendimento que prestávamos aos nossos clientes”, recorda Helena Albuquerque, presidente da APPACDM Coimbra.
Em 2008, foi celebrado um acordo com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e, posteriormente, outras parcerias têm sido concretizadas, nomeadamente com os Serviços Sociais da CGD, o Automóvel Clube de Portugal e a Multicare.
O Centro dispõe actualmente de dois médicos fisiatras, cinco fisioterapeutas, uma técnica de reabilitação, uma terapeuta da fala e uma técnica superior de desporto. Por dia, são apoiados neste centro mais de 30 clientes da APPACDM Coimbra e cerca de 90 utentes do SNS, números que têm vindo a aumentar nos últimos anos. Já as consultas de medicina física e de reabilitação somam, em média, 150 por mês.
O espaço aposta na qualidade e, nesta altura, a lista de espera para tratamentos ronda os dois meses. Esta qualidade foi reconhecida pelo EQUASS – European Quality in Social Services, que classificou o Centro de Medicina Física e de Reabilitação com o grau de “Excelência”, no período compreendido entre Dezembro de 2016 e Dezembro de 2019.
“Queremos continuar a ser reconhecidos pela nossa qualidade e melhorar sempre os serviços que prestamos. Ainda recentemente, colocámos ar condicionado na sala de fisioterapia e fizemos obras de manutenção da nossa piscina, como é habitual no período de Verão”, destaca a presidente.
O Centro de Medicina Física e de Reabilitação da APPACDM Coimbra, na qualidade de prestador convencionado com o SNS, assegura uma função social relevante, ao permitir uma resposta mais próxima para mais de 15 mil pessoas, muitas delas idosas, cuja alternativa seria deslocarem-se a Coimbra, Cantanhede ou Figueira da Foz.
Nomeadamente, residentes em Adémia, Ançã, Antuzede, Ardazubre, Lamarosa, São João do Campo, São Martinho de Árvore, São Silvestre, Torre de Vilela, Trouxemil e Vil de Matos.
Além das classes de hidroginástica e de hidrocinesioterapia – a que se junta agora a de pilates clínico – o Centro de Medicina Física e de Reabilitação da APPACDM Coimbra dispõe de serviços de fisioterapia, hidroterapia, electroterapia, mecanoterapia, cinesioterapia e termoterapia.