Coimbra  8 de Outubro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Novos radares entram em funcionamento esta sexta-feira

31 de Agosto 2023 Jornal Campeão: Novos radares entram em funcionamento esta sexta-feira

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) anunciou que a partir das 00h00 do dia 1 de Setembro os novos 37 radares, dos quais 12 são de velocidade média, entrarão em funcionamento. Esses radares fazem parte do primeiro lote de um total de 62 novos Locais de Controlo de Velocidade (LCV), que vão duplicar a capacidade do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), passando de 61 para 123 LCV.

Desde o anúncio no passado dia 16 de Agosto, os novos radares estão sinalizados na estrada e toda a informação relacionada com eles pode ser consultada no site www.radaresavista.pt.

A ANSR lançou a campanha “Os Radares Salvam Vidas” nos últimos 15 dias, em diferentes meios de comunicação, com o objectivo de alertar para a entrada em funcionamento dos novos radares e assegurar total transparência na sua localização. A campanha visa maximizar a capacidade dos radares para salvar vidas, nomeadamente através da adopção ao volante de comportamentos adequados. A

Anteriormente, a ANSR realizou a campanha “Dê prioridade à Vida” onde identificou em todo o país os 175 locais de concentração de acidentes mortais. Entre 2018 e o primeiro semestre de 2023, quase 550 milhões de veículos/condutores foram fiscalizados pelos radares do SINCRO, cerca de 91% do total fiscalizado por todos os radares nacionais no mesmo período.

O SINCRO registou cerca de 2 milhões de infracções. A taxa de infracção (nº de infracções/n.º de veículos fiscalizados) dos radares SINCRO foi sempre reduzida (quando comparada com outros radares), cerca de 0,55%, em 2018, menos de 6 veículos por cada mil fiscalizados.

Os radares têm provado ser eficazes na redução da sinistralidade rodoviária nos locais onde foram implementados. De acordo com os dados da ANSR, nestas áreas, houve uma diminuição de 36% nos acidentes com vítimas, 74% nas vítimas mortais, 44% nos feridos graves e 36% nos feridos leves.

Com o intuito de informar os condutores sobre a necessidade de maior prudência, a ANSR divulgou os cinco locais onde foram registadas o maior número de infracções pelos radares SINCRO (num total de 61 LCV). Estes locais representam cerca de um terço do total de infracções do sistema SINCRO, e incluem pontos como a EN125, ao km 102,0 em Faro (sentido Oeste-Este), a A1, ao km 188,6 em Coimbra (sentido Sul-Norte), a A4, ao km 0,1 em Matosinhos (sentido Este-Oeste), a A29, ao km 40,9 em Vila Nova de Gaia (sentido Sul-Norte) e a A23, ao km 18,6 em Vila Nova da Barquinha (sentido Este-Oeste).

Os novos 62 LCV, dos quais 37 começam a funcionar esta madrugada, foram colocados em locais onde ocorreram concentrações de acidentes mortais, onde a velocidade excessiva foi identificada como uma das principais causas dessa sinistralidade.

Ao longo dos últimos cinco anos, nos locais onde serão instalados estes 62 LCV, perderam a vida 115 pessoas, representando um quarto do total de mortes nos locais com concentração de acidentes mortais identificados pela ANSR.