Coimbra  18 de Setembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Iniciativa “Três Crimes, Três Curtas” estreia em Coimbra a 31 de Agosto

24 de Agosto 2023 Jornal Campeão: Iniciativa “Três Crimes, Três Curtas” estreia em Coimbra a 31 de Agosto

Três curtas-metragens portuguesas, todas com o crime como tema central, estão programadas para estrear em salas de cinema a partir de 31 de Agosto em mais de uma dezena de cidades, numa exibição conjunta anunciada hoje pela produtora Take 2000.

Os filmes em destaque incluem “S.Ó.S.”, realizado por Bruno Soares, “Céu Aberto ou Espaço Limitado”, dirigido por José António Loureiro, e “Para Cá do Marão”, com a direcção de José Mazeda.

A iniciativa “Três Crimes, Três Curtas” chegará aos cinemas de várias cidades a partir de 31 de Agosto. As três curtas-metragens, cada uma com perspectivas e estilos de realização distintos, partilham o tema comum do crime e o facto de serem as primeiras experiências de realização de três profissionais da área do cinema e do audiovisual.

Este programa será exibido em salas de cinema em locais como Lisboa, Leiria, Setúbal, Coimbra, Porto, Almada, Aveiro, Braga, Viseu, Faro, Oeiras e Amadora. Além disso, os filmes também serão apresentados no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, no Cineclube de Chaves e na Aldeia da Mata, no Crato.

De acordo com a produtora, Bruno Soares, através de “S.Ó.S.”, traz a sua experiência em pintura e publicidade para o grande ecrã, enquanto José António Loureiro, que trabalha como director de fotografia, assume o papel de realizador. Por sua vez, José Mazeda, com uma longa carreira como produtor, explora novas funções neste projecto.

“S.Ó.S.”, realizado por Bruno Soares, narra a história de um homem que, durante um assalto a uma casa em Lisboa, é confundido com o filho pelo proprietário do imóvel e acaba por ser acolhido. O filme conta com a participação dos actores Marco Costa, Joel Branco e Carmen Santos.

Por sua vez, “Céu Aberto ou Espaço Limitado”, com Joaquim Nicolau no papel principal, aborda a vida de um homem que, após cumprir uma pena de prisão, enfrenta as marcas físicas e emocionais do período que passou detido.

“Para Cá do Marão”, dirigido por José Mazeda, é baseado em relatos reais contados ao realizador por habitantes de Trás-os-Montes e tem João Lagarto como protagonista.

O filme já foi exibido em diversos festivais, incluindo o IndieLisboa, o Caminhos do Cinema Português e o Madrid Arthouse Film Fest.