A iniciativa Atlas Global de Literacia em Saúde, que conta com o apoio da Cáritas Diocesana de Coimbra e de várias outras entidades europeias, já se encontra em funcionamento. No âmbito do projecto IDEAHL, foi elaborado um mapa interactivo com os resultados de uma extensa pesquisa realizada pelos parceiros no campo da literacia em saúde, literacia digital em saúde e boas práticas na área. A ferramenta é de acesso aberto e gratuito e foi desenvolvida para uma melhor usabilidade via computador ou tablet.
Este Atlas é fruto de um intenso trabalho de meses, liderado pela Universidade RMIT – sediada na Austrália e do seu Pólo de inovação localizado na Europa – que coordenou diversas reuniões de co-criação com os parceiros para definir as funcionalidades, estrutura, design e usabilidade. É uma das primeiras ferramentas online que apresenta dados interactivos que visualizam os níveis de literacia em saúde e literacia digital em saúde a partir de estudos realizados com cidadãos e cidadãs, pacientes e profissionais de saúde em todo o mundo.
A equipa internacional que trabalha no programa de investigação IDEAHL analisou mais de 12.000 estudos e exemplos de boas práticas sobre o assunto. Depois, a amostra foi seleccionada para cerca de 450 exemplares de melhores práticas dos últimos cinco anos.
Os investigadores da RMIT trabalharam com a empresa de cartografia geoespacial dMap, para consolidar e visualizar os dados complexos num mapa interactivo de fácil acesso, com dados brutos e uma lista de recursos de melhores práticas e políticas que poderá ser utilizado por qualquer pessoa e tem a pretensão de, no futuro, ser complementado com outras temáticas e resultados de outros locais do mundo.