O Município de Góis, em colaboração com a GNR – Unidade de Emergência de Protecção e Socorro (UEPS) e os Bombeiros Voluntários, realizou uma reunião de trabalho para avaliar e fortalecer o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (GFR) do concelho. No encontro, destacaram-se diversas acções cruciais para o aprimoramento da rede de pontos de água, a gestão de combustíveis e a manutenção das faixas de segurança.
A Rede de Pontos de Água de Góis, uma peça fundamental na prevenção e combate aos incêndios florestais, compreende um total de 47 pontos distribuídos estrategicamente pelo território, incluindo 32 reservatórios, 3 piscinas, 1 tanque de rega, 3 charcas e 8 pontos ao longo do rio Ceira e ribeiras locais.
No início do ano, uma avaliação conjunta, realizada pelas três entidades, identificou desafios a serem enfrentados, como a falta de gestão adequada de combustíveis e a limitada capacidade de retenção de água em certos pontos, o que impactou a eficácia operacional da rede.
Como resposta a essas preocupações, o Município de Góis tomou medidas proactivas antes da temporada de Verão, incluindo:
Vale ressaltar que se encontra em curso o processo de levantamento e cadastro da Rede de Abastecimento e Drenagem em toda a Rede de Reservatórios GFR de Góis.