O ciclo Conversar é o melhor Remédio recebe este sábado (19), às 18h00, no UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, uma sessão sobre a “vida” e a “morte”, com dois especialistas, em áreas distintas, no caso, a física quântica e a neurocirurgia. A entrada é livre.
A conversa entre José Nunes Dias Urbano e Raimundo Fernandes vai começar pelo exemplo de estar vivo e morto ao mesmo tempo, com o qual Schrodinger exemplificou a física quântica, a partir do modelo do gato fechado numa caixa. Comparativamente e, mesmo sem recorrer à narrativa de Gabriel Garcia Marques, quem nasce sabe muito bem que a morte está sempre anunciada. Falta saber… quando? O que pode ainda exemplificar-se com o caso de Maria que, no seu velório, demonstra estar viva e não morta. Mistério? Milagre? Ou, simplesmente, erro de diagnóstico?
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Raimundo Fernandes foi bolseiro da Fundação Gulbenkian para investigação em débitos cerebrais, em Londres. É chefe de serviço de Neurocirurgia desde 1979 e director do serviço desde 2000. Raimundo Fernandes foi vice-presidente e presidente da Sociedade Luso-Espanhola de Neurocirurgia durante dois anos, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia durante três anos. Integrou a comissão directiva do Serviço de Urgência, Comissão Médica e Comissão de Integração Médica dos Hospitais da Universidade de Coimbra durante três anos.
José Nunes Dias Urbano, físico quântico, catedrático jubilado da Universidade de Coimbra, presidiu à Sociedade Portuguesa de Física e ao Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Foi o responsável pela programação nacional do Ano Internacional da Física, assinalado em 2005.
Conversar é o melhor Remédio, ciclo de conversas em parceria entre o UC Exploratório e o Centro Cirúrgico de Coimbra, desenvolveu-se ao longo de 2018, 2019, 2020 e 2021, nestes dois anos com o cancelamento de algumas sessões devido à pandemia. Em 2022, foi retomado em Fevereiro e prossegue em 2023. Um sábado por mês, um médico da instituição de saúde ou convidado vem ao UC Exploratório conversar com o público sobre uma diferente temática da saúde ou da medicina.